sábado, 11 de agosto de 2012

PRP- NOVA TÉCNICA PARA ALIVIO DA DOR

TÉCNICAS ESPECIAIS DE INJEÇÃO PARA TRATAMENTO DA DOR 

A dor é a principal causa de afastamento do trabalho no mundo, pois quanto mais tempo com a dor, maior a chance dela se tornar crônica e incapacitante pois a dor altera nosso sistema neurológico e aumenta nossa percepção dolorosa tornando-a mais intensa e difusa.
A Clínica de Dor ou Medicina da Dor é uma nova área da medicina que têm como objetivo diagnosticar, tratar e prevenir a dor do tipo crônica, ou seja, aquela dor que deveria desaparecer em apenas algumas semanas ou dias, mas apesar de tudo persiste. Como centro de excelência em tratamento da dor.  Antes do tratamento da dor é realizado um consulta especializada em medicina da dor para detectar a origem da dor a qual afeta o paciente. A origem pode ser causada por alterações no sistema nervoso, muscular, tendão, articulação, disco, osso, bursa, emocional e etc. Algumas vezes podem ser identificados várias causas que contribuem para o mesmo problema.
Como funciona o tratamento para dor com técnicas especiais de injeção ou Bloqueio da dor ?
Após nossa consulta especializada em clínica de dor é indicado ao paciente técnica especial de injeção para o tratamento da dor, de acordo com a origem do problema. A técnica especial de injeção para tratamento da dor é um procedimento com duração rápida e eficaz no alívio imediato e a longo prazo da dor. Realizado em uma sala específica dentro da nossa clínica de dor, o procedimento requer apenas anestesia local e têm duração média de 20 a 30 minutos.
Após o procedimento o paciente pode retornar normalmente para casa, salvo com algumas recomendações gerais como não exagerar na atividade física durante 24 horas e específicas dependendo de cada caso. Após 1 a 4 semanas é acompanhado e reavaliado o resultado do tratamento da dor.
A técnica especial de injeção para tratamento da dor consiste em direcionar com uma agulha especial medicação específicas para  tratar a origem da dor no  foco exato da inflamação (ex: nervo, músculo, raiz, tendão e etc). Existem várias modalidades de técnicas especiais de injeção para o tratamento da dor e ada técnica têm sua indicação precisa.
consulta de dor.jpg

Técnica especial de injeção com Plasma Rico em Plaquetas (PRP):
O Plasma Rico em Plaquetas (PRP) também conhecido como fatores de crescimento têm propriedades regenerativas na recuperação de lesões causadas por processos degenerativos ou traumático de tendões, músculos e cartilagens pois nas plaquetas são encontrados altas concentrações dos fatores de crescimento que são um conjunto de  proteínas que desempenham importante função de estimular a proliferação celular.
O Plasma Rico em Plaquetas (PRP) é obtido através do sangue do próprio paciente que após recém colhido com citrato de sódio como anticoagulante é processado em uma centrifugadora especial para concentrar as plaquetas. Esse, então, é transferido para outro tubo e constitui o Plasma Rico em Plaquetas (PRP). Este processo permite a concentração de grande número de plaquetas em condições de liberar os fatores de crescimento, em um pequeno volume de plasma.
O PRP ou Plasma Rico em Plaquetas é aplicado diretamente no tecido danificado (ex: articulação, tendão, músculo ou  osso) dependendo da necessidade de cada paciente.
A maior vantagem da aplicação do Plasma Rico em Plaquetas (PRP) é que o seu próprio organismo pode estimular a recuperação tecidual de alguma região já danificada.
PRP imagem.jpg

O tratamento com Plasma Rico em Plaquetas (PRP) ganhou atenção da mídia após grandes nomes do esporte como jogador de golf Tiger Woods, afirmarem que optarão pelo tratamento com Plasma Rico em Plaquetas (PRP) para tratamento da dor e lesões osteo-musculares. 

 Experiência no diagnóstico e tratamento da dor é a chave para um bom resultado.Para realizar o tratamento da dor com as técnicas especiais de Injeção é importante que o médico tenha conhecimento nesta nova área, que é a medicina da dor ou clínica da dor, pois para um bom resultado é necessário o diagnóstico preciso da dor e em seguida a técnica de injeção específica na origem do problema que originou a dor. Dr. Rafael Higashi, médico neurologista, tem treinamento no diagnóstico e tratamento da dor nos melhores centros do Brasil como o ambulatório de dor do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (2002) e no exterior como o departamento de tratamento da dor da Universidade de Nova York, EUA (2008).

Entre as técnicas especiais de injeção para tratamento da dor aqual realizamos, podemos citar:
Bloqueio Epidural (Técnica Especial de Injeção para Tratamento da Dor Radicular): consiste na aplicação de medicação no espaço peridural de qualquer região da coluna (lombar, cervical, torácica ou cóccix) com uma agulha especial, sob anestesia local e  medicamento apropriado para tratamento da dor radicular. A dor radicular (dor da raiz do nervo que sai da coluna) é causada mais comumente por um deslizamento do disco intervertebral da coluna que comprime a raiz da coluna, conhecida com hérnia de disco.
bloqueio epidural.jpg
Bloqueio Facetário (Técnica Especial de Injeção para Tratamento da dor  Facetária): as facetas são responsáveis pelo movimento da coluna, unindo uma vértebra a outra. O objetivo deste procedimento é retirar a dor proveniente de uma ou mais facetas articulares da coluna. Pode ocorrer na região lombar, dorsal e cervical pelo processo de artrite e artrose. A dor de origem facetária é uma das principais causas de dor crônica na coluna lombar e cervical, infelizmente é pouco diagnosticada. O tratamento da dor com a técnica especial de injeção do tipo bloqueio facetário é muito eficaz no alívio e controle desta dor.
bloqueio facetário.jpg
Bloqueio Sacro-Iliaco (Técnica Especial de Injeção para Tratamento da dor da Articulação Sacroilíaca): é região sacro-iliaca é uma região propensa a artrite, entorse e mau uso. Frequentemente da dor da articulação Sacro-Iliaca é confundido com dor de hernia de disco ou dor da articulação coxo femural. O bloqueio sacro-iliaco ou técnica especial de injeção para tratamento da dor sacro-iliaca é extremamente eficaz nos caso de inflamação desta região.
dor sacro iliaca.jpg
Técnica Especial de Injeção para Tratamento da dor  da articulação do Joelho: a articulação do joelho é suscetível ao desenvolvimento de artrite e de uma variedade de condições que têm em comum a capacidade de danificar a cartilagem das articulações. A injeção de medicamentos dentro da articulação comprometida é utilizada para tratamento da dor aguda e crônica. Além de medicação para controle da inflamação, pode se usar substâncias naturais e biológicas para estimular a própria produção de cartilagem.
injeção intrarticular joelho.jpg
Técnica Especial de Injeção com Trigger-points (pontos-gatilhos) para tratamento da dor muscular: trigger points são pequenos pontos inflamados circunscritos encontrados dentro da banda tensa do músculo (área dolorosa à palpação).  No músculo do trapézio é onde são encontrados mais pontos-gatilhos, mas os pontos-gatilhos ocorrem em outras regiões como: lombar, glúteos, braço e antebraço, peitoral, pés, trapézio, etc. O tratamento elimina os nódulos dolorosos.
trigger points.jpg
Bloqueio do Nervo Ciático para tratamento da dor do nervo ciático: a dor ciática ocorre quando a região do nervo ciático inflama. O tratamento da dor com bloqueio do nervo ciático utiliza anestésico e medicação na região da dor ciática controlando a inflamação específica do nervo e alívio da dor.
bloqueio nervo ciático.jpg
Bloqueio do nervo occiptal e articulação temporo mandibular: dores de cabeça e pescoço podem ter origem na inflamação do nervo occiptal. O bloqueio do nervo occiptal controla o processo inflamatórias deste nervo, controlando a origem da inflamação, ou seja, da dor. Muitas vezes dores na região facial podêm ter origem na região da articulação temporomandibular (ATM) e a técnica especial de injeção no tratamento da dor da articulação temporo-mandibular pode controlar a dor desta região.
bloqueio occiptal e articulação temporo mandibular.jpg
Técnica especial de injeção intra-articular do quadril para tratamento da dor da articulação do quadril: A articulação do quadril é sucetível ao desenvolvimento de inflamação e dor, devido, principalmente ao fato de que a cartilagem da articulação sofre desgaste com o nosso envelhecimento, pois é uma das articulação que mais utilizamos para a nossa locomoção. A maioria das pessoas que sofrem de dor na articulação do quadril, sofrem de uma condição clínica chamada de osteartrite, porém existêm outras causas como infecção, trauma e doenças auto-imunes. A técnica especial de injeção intra-articular do quadril pode ser um aliado importante no controle da dor, pois consegue direcionar medicação antiinflamatória diretamente dentro da articulação inflamada.
tecnica especial de injeção do quadril - bloqueio do quadril.jpg


fonte:CLINICA HIGASHI- DR. Rafael Higashi

PRP

Plasma Rico em Plaquetas - PRP (Fatores de Crescimento)

Um dos mecanismos de reparação de qualquer tecido lesionado no corpo se dá através da liberação de fatores de crescimento, que são substâncias secretadas pelas plaquetas nas áreas lesionadas para estimular a cicatrização. A utilização da técnica do plasma rico em plaquetas (PRP) consiste em realizar uma concentração plaquetária através da centrifugação sanguínea do paciente, para que possamos colocar no local de lesão uma quantidade exagerada de fatores de crescimento com o objetivo de acelerarmos os processos de restauração tecidual. A utilização do PRP, quando bem indicado, é um método promissor para a restauração de lesões nos tecidos musculoesqueléticos, porém não pode ser creditado a essa técnica a solução para todas as lesões.



FONTE;Dr. Marcio:http://www.marciojoelho.com.br/index.php

Onde pode ser usado o PRP?

O tratamento com PRP pode ser utilizado em diversas lesões ortopédicas, entre elas:


Lesões musculares
» Diminui o tempo de cicatrização e melhoram a dor após a primeira semana

 Rupturas parciais de tendões
» Promove a melhora da cicatrização fazendo com que o paciente possa realizar a reabilitação com a dor melhor controlada
 

Rupturas totais de tendão de aquiles
» Como auxiliar ao tratamento não cirúrgico – em alguns casos pode evitar a realização de um procedimento cirúrgico 
 

Tendinites de cotovelo
» Neste caso, elas são melhores do que a infiltração com corticóide, evitando a necessidade de cirurgia em alguns pacientes
 

Tendinites do joelho
» Melhora da dor e cicatrização em alguns casos onde existe uma pequena área de ruptura.


Cirurgias de prótese (joelho e quadril)
» Vários trabalhos de pesquisa já demonstraram a melhora da dor, mobilidade precoce e o menor sangramento no pós-operatório quando se usa o PRP junto com o procedimento cirúrgico

 Cirurgias de coluna
» Menor sangramento no pós-operatório e melhora da dor

OBS.: Algumas indicações ainda estão sendo estudadas na medicina e aguarda-se a melhor evidência científica para que o seu uso seja considerado um tratamento padrão
 Fonte: Comitê de Traumatologia Desportiva


 

postado: luciano sousa
email:lucianofisiol@gmail.com
facebook:lucianosousa lucianosousa
Postar um comentário