sábado, 7 de julho de 2012

Frequência cardíaca ou ritmo cardíaco

Frequência cardíaca ou ritmo cardíaco é o número de batimentos cardíacos por unidade de tempo, geralmente expresso em batimentos por minuto (bpm).

Medição Manual

Medição manual dos batimentos cardíacos pelo pulso.
A frequência cardíaca pode ser mensurada, de forma manual, em qualquer lugar do corpo onde pode ser detectada a pulsação arterial. Nestes locais existem artérias que transmitem o pulso para superfície da pele. Podemos medir a frequência da pulsação arterial pressionando estes locais com os dedos indicador e médio e, frequêntemente, as artérias também são comprimidas contra tecidos subjacentes como ossos, por exemplo. Esta medição não deve ser efetuada com o dedo polegar, pois sua forte pulsação arterial pode interferir na correta percepção do pulso aferido.
Como a unidade da frequência cardíaca é bpm, a contagem da pulsação arterial deve ser realizada acompanhando e contanto os pulsos de um minuto completo. Outra forma de realizar a contagem é acompanha-la por 30 segundos e multiplicar o resultado por 2, ou acompanhar a contagem por 15 segundos e multiplicar o resultado por 4, e assim por diante. Exemplo: acompanhando a pulsação arterial por 15 segundos contamos 21 pulsos, neste caso efetuamos o cálculo de 21x4 e encontramos o valor de 84 bpm. Acompanhando a pulsação arterial por um tempo menor do que 1 minuto podemos multiplicar erros de contagem se, por exemplo, em vez de contarmos 21 pulsos tivéssemos contado 2 pulsos a mais ou a menos, teríamos uma diferença de 8 bpm. Este erro agrava-se quanto menor for o tempo de acompanhamento.

Monitores cardíacos

Exemplo de monitor       cardíaco. A fita é colocada na região torácica e, o monitor, no pulso.
Uma forma prática de acompanhar frequência cardíaca em exercício é por meio de monitores cardíacos de pulso, atualmente bastante difundidos entre atletas amadores e profissionais pelo baixo custo do equipamento e facilidade de uso da frequência cardíaca para controlar a intensidade de treinamentos cardiorrespiratórios.
Este tipo de equipamento consiste de um aparelho monitor, parecido com um relógio, que é colocado no pulso. Outra parte do equipamento é uma fita elástica, com eletrodos, que é colocada na região torácica e consegue captar a atividade elétrica do coração. A informação captada pelos eletrodos é transmitida para o monitor no pulso onde frequência cardíaca é visualizada em tempo real. No entanto, estes equipamentos são eficientes apenas durante esforços físicos.

Eletrocardiograma

Exemplo de eletrocardiograma.
 
O método mais preciso de mensuração da frequência cardíaca é o eletrocardiograma, também chamado de ECG. É um teste clínico, não invasivo, e consiste da fixação de eletrodos que captam a atividade elétrica do coração. Esta informação é impressa em papel milimetrado onde podem ser observados os padrões de contração do músculo cardíaco. Este exame pode detectar muitas disfunções cardíacas.[carece de fontes]

Basal, Repouso e Reserva

A frequência cardíaca basal (FCbasal) é a frequência cardíaca mensura em completo repouso, logo após acordar pela manhã e deve ser tomada em decúbito dorso-horizontal (deitado de costas).[1] No esporte esta variável fisiológica pode dar pistas sobre a qualidade da recuperação pós treino.
A frequência cardíaca de repouso (FCrepouso) é a frequência cardíaca mensurada em um indivíduo em repouso (de pelo menos 5 minutos), deitado mas acordado, sem ter exercitado-se antes. Nestas condições a frequência cardíaca é de aproximadamente 60 a 80 batimentos por minuto.[2]
A frequência cardíaca de reserva (FCreserva) é a difirença entre a frequencia cardíaca máxima e a frequência cardíaca de repouso.
FCreserva = FCmax - FCrepouso

Máxima

A frequência cardíaca máxima (FCmax) é a maior frequência cardíaca possível de ser atingida em esforço, para um determinado indivíduo. O incremento da carga durante um exercício físico aumenta, de forma proporcional, a frequência cardíaca do indivíduo até que esta chegue a um valor máximo, que não pode ser ultrapassado por incrementos na carga e nem por adaptações ao treinamento.[3]
Elas são duas variáveis , uma simples e outra composta,amplamente utilizada em razão da ctrl c ctrl Uma definição precisa de força levando em conta os seus aspectos físicos e psíquicos representa uma grande dificuldade, uma vez que o tipo de força, o trabalho muscular, os diferentes caracteres do trabalho muscular são influenciados por muitos fatores . (WEINECK, 1999)
O termo força pode ser bastante ambíguo em vários dicionários a palavra é definida como “saúde física”, “robustez”, “vigor”, termos que não expressam de forma clara sua manifestação nos esportes e nas atividades físicas . Na verdade força é bastante difícil de definir, pois ela aparece referenciada a várias arcas científicas e com conceituações diferentes em cada área.facilidade e praticidade de sua mensuração e é utilizada para determinar respostas cardiovasculares durante o exercício e a recuperação, entre outras.
Não há evidência de que a frequência cardíaca máxima mude com o nível de condicionamento aeróbico do indivíduo. Mas há um decréscimo substancial com o decorrer da idade.[4]
A FCmax pode ser obtida com um teste de esforço máximo ou estimada por fórmulas de predição.

Teste de Esforço Máximo

Teste ergométrico em cicloergômetro.
Este tipo de teste é frequentemente realizado em esteiras ergométicas, cicloergômetros ou cicloergômetros de manivela. A escolha do equipamento é realizada conforme as limitações do paciente ou a especificidade do esporte praticado pelo atleta. Por exemplo, uma pessoa com limitação motora nos membros inferiores pode utilizar o cicloergômetro de manivela, assim como um atleta que usa predominantemente os membros superiores como um canoísta.
O teste de esforço máximo é utilizado, a priori, para encontrar outras variáveis fisiológicas, como o consumo máximo de oxigênio (VO2) ou alterações na função cardíaca.
Durante o teste, o indivíduo exercita-se enquanto é monitorado por um eletrocardiograma. A intensidade do exercício é constantemente elevada até que alguma função cardíaca alterada seja percebida ou o indivíduo chegue a exaustão. É indicado que este teste seja realizado no início de um programa de atividades físicas. Ele sempre deve ser acompanhado por um médico cardiologista.
Quando comparada, a frequência cardíaca máxima obtida por teste de esforço máximo é referida como real, enquanto a frequência cardíaca máxima obtida por fórmulas de predição é referida como estimada.
Protocolos mais conhecidos:
  • Prootcolo de Rampa;
  • Protocolo de Bruce;
  • Protocolo de Ellestad;
  • Protocolo de Naughton;
  • Protocolo de Balke.

Fórmulas

Existem pesquisas sobre a predição da FCmax por fórmulas, na literatura científica, que remontam a, pelo menos, 1938[3]. Desde então muitos trabalhos propuseram fórmulas com o mesmo objetivo, ou seja, obter a FCmax sem a necessidade da realização de testes máximos. A mais famosa de todas, "220-idade", surpreendentemente parece não ter registros de sua publicação e deriva de um estudo de 1971[3].
Algumas fórmulas extraídas de estudos científicos, por ordem cronológica de publicação:
População masculina
  • FCmax = (220 - idade)[5]
  • FCmax = 210 - (0,65 * idade)[carece de fontes]
  • FCmax = 214 - (1,02 * idade)[6]
  • FCmax = 202 - (0,72 * idade)[7]
  • FCmax = 205 – (0,687 * idade)[8]
  • FCmax = 205,8 – (0,685 * idade)[9]
  • FCmax = 199 - (0,63 * idade)[10]
  • FCmax = 200 – (0,5 * idade)[11]
  • FCmax = 205 - (0,64 * idade)[12]
  • FCmax = 211 - (0,8 * idade)[13]
  • FCmax = 207 - (0,7 * idade)[13]
  • FCmax = 208,75 – (0,73 * idade)[13]
  • FCmax = 208 - (0,7 * idade)[13]
  • FCmax = 211 - (0,64 * idade)[4]
População feminina
  • FCmax = 208,19 – (0,95 * idade)[6]
  • FCmax = 202 - (0,72 * idade)[7]
  • FCmax = 218 – (0,98 * idade)[14]
  • FCmax = 197 – (0,63 * idade)[10]
  • FCmax = 210 – (idade)[11]
  • FCmax = 206 - (0,88 * idade)[15]
Como pode ser visto, existem várias fórmulas utilizadas para estimar a FCmax, esta variedade demonstra a dificuldade de se obter uma única fórmula universal. Elas variam, principalmente, de acordo com as peculiaridades da população estudada. Estas fórmulas podem obter valores significativamente diferentes enre a FCmax real e estimada.[16] É necessária uma análise criteriosa para a seleção de uma equação junto a um determinado público específico, não podendo, assim, generalizar o emprego de uma única equação.[17]

Esporte e Exercício

Amplamente utilizada no controle da intensidade de exercícios físicos cardiorrespiratório, a frequência cardíaca é um dos métodos mais práticos para este fim, embora não seja o único (nem o mais preciso). Existem dois métodos principais para controlar a intensidade desses exercícios através da frequência cardíaca. Talvez o mais conhecido seja utilizar um valor percentual da frequência cardíaca máxima, real ou estimada.
Supondo que um indivíduo possua a FCmax = 190bpm e deseja treinar em uma intensidade de 70%.
70% FCmax = 190 x 0,7 = 133bpm
Outro método, proposto por Karvonen[18], utiliza a FCreserva da seguinte forma:
FCtreino = FCrepouso + ((FCmax - FCrepouso) x (intensidade/100)); ou
FCtreino = FCrepouso + (FCreserva x (intensidade/100)).
O American College of Sports Medicine recomenda intensidade de exercícios baseados em %FCmax, %FCreserva, ou %VO2reserva para a o desenvolvimento e a manutenção do condicionamento cardiorrespiratório.[19]

Zona de treinamento

Zonas de treinamento (fórmula de Fox and Haskell entre 20 e 70 anos). A partir da zona vermelha: VO2Max, anaeróbica, aeróbica, controle de peso e aquecimento.
De acordo com a intensidade desejada, o indivíduo ou atleta deve manter a frequência cardíaca dentro de um valor mínimo e um valor máximo durante o exercício. Esta faixa de valor chama-se zona de treinamento, ou zona alvo de treinamento. Abaixo a reprodução das zonas de treinamento do American College of Sports Medicine[19] (outas zonas de treinamento podem ser encontradas na literatura, como esta da imagem à direita):
Zonas de Treinamento
Intensidade %FCreserva %FCmax
Muito leve < 20% < 35%
Leve 20% - 39% 35% - 54%
Moderado 40% - 59% 55% - 69%
Difícil 60% - 84% 70% - 89%
Muito difícil ≥ 85% ≥ 90%
Máximo 100% 100%

Referências

  1. CARAZZATO, João Gilberto. Medicina esportiva: noções básicas para o ortopedista. Rev Bras Ortop, Vol. 28., Nº 10, Outubro 1993.
  2. POLITO, M.D.; FARINATTI, P.T.V. Respostas de frequência cardíaca, pressão arterial e duplo--produto ao exercício contra-resistência: uma revisão da literatura. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto, 2003, vol. 3, nº 1 [79–91]
  3. a b c ROBERGS, R.A.; LANDWEHR, R.. The surprising history of the Hrmax = “220-age” equation. JEP. 2002; 5 (2): 1-10.
  4. a b Nes, B. M., Janszky, I., Wisløff, U., Støylen, A. and Karlsen, T. (2012), Age-predicted maximal heart rate in healthy subjects: The HUNT Fitness Study. Scandinavian Journal of Medicine & Science in Sports. doi: 10.1111/j.1600-0838.2012.01445.x
  5. FOX III, S.M.; NAUGHTON, J.P.; HASKELL, W.L. Physical activity and the prevention of coronary heart disease. Ann Clin Res 1971;3:404-432.
  6. a b RODEHEFFER, R; GERSTENBLICH, G; BECKER, L; FLEG, J; WEISFELDT, M; LAKATTA, E. Exercise cardiac output is maintained with advancing age in healthy human subjects: cardiac dilatation and increased stroke volume compensate for a diminished heart rate. Circulation. 1984;69:203-13.
  7. a b JONES, N; MAKRIDES, L; HITCHCOCK, C; CHYPCHAR, T; MACCARTNEY, N. Normal standards for an incremental progressive cycle ergometer test. Am Rev Respir Dis. 1985;131:700-8.
  8. RICARD, R; LEGER, L; MASSICOTTE, D. Validity of the “220-age formula” to predict maximal heart rate. Med Sci Sports Exerc. 1990;22 Suppl 96:a575.
  9. INBAR, O; OTEN, A; SCHEINOWITZ, M; ROTSTEIN, A; DLIN, R; CASABURI, R. Normal cardiopulmonary responses during incremental exercise in 20-70-yr-old men.NMed Sci Sports Exerc. 1994;26:538-46.
  10. a b GRAETTINGER, W; SMITH, D; NEUTEL, J; MYERS, J; FROELICHER, V; WEBER, M. Relationship of left ventricular structure to maximal heart rate during exercise. Chest. 1995;107(2):341-5.
  11. a b FERNANDEZ, E. Fisiología del aparato cardiovascular: respuestas y adaptaciones al ejercicio. En: Marqueta P, Ferrero A, editores. Fisiología del ejercicio aplicado al deporte. Aragón: Diputación General de Aragón; 1998.
  12. FERNHALL, B; MC CUBBIN, JA; PITETTI, KH; RINTALA, P; RIMMER, JH; MILLAR, AL; et al. Prediction of maximal heart rate in individuals with mental retardation. Med Sci Sports Exerc. 2001;33(10):1655-60.
  13. a b c d TANAKA, H; MONAHAN, K.D.; SEALS, D.R.. Age-predicted maximal heart rate revisited. J. Of American College of Cardiology, v.371, n.1, p.153-156,2001
  14. MILLER, W; WALACE, J; EGGERT, K. Predicting max hr and the HR-VO2 relationship for exercise prescription in obesity. Med Sci Sports Exerc. 1993;25(9):1077-81
  15. GULATI, Martha; SHAW, Leslee J.; THISTED, Ronald A.; BLACK, Henry R.; MERZ, C. Noel Bairey; ARNSDORF, Morton F.. Heart Rate Response to Exercise Stress Testing in Asymptomatic Women : The St. James Women Take Heart Project. Circulation 2010, 122:130-137
  16. BARBOSA, F.P.; OLIVEIRA, H.B.; FERNANDES P.R.; FERNANDES FILHO, J. Estudo comparativo de equações de estimativa da frequência cardíaca máxima. Fitness & Performance Journal, v.3, n.2, p.108-114, 2004.
  17. MARINS, J. C. Bouzas; SILVA, C. Diniz da; BRAGA, M. de Oliveira; CERQUEIRA, M. Santos; BANDEIRA, F. Costa. Frecuencia cardíaca máxima obtenida y predicha: estudio retrospectivo en brasileños. Rev Andal Med Deporte. 2010;3(4):146-152.
  18. KARVONEN, M; KENTALA, K; MUSTA, 0.:et al. The effect of training on heart rate. A longitudinal study. Ann Med Exp Biol Fenn 35:307-315, 1957.
  19. a b American College of Sports Medicine: American College of Sports Medicine Position Stand: the recommended quantity and quality of exercise for developing and maintaining cardiorespiratory and muscular fitness, and flexibility in healthy adults. Med Sci Sports Exerc 30:975–991, 1998.

Bibliografia

  • NEGRÃO, Carlos Eduardo; BARRETO, Antônio Carlos Pereira. Cardiologia do exercício: do atleta ao cardiopata. São Paulo: Manole; 2005.







contato: email:lucianofisiol@gmail.com
               facebook: luciano sousa lucianosousa