domingo, 2 de junho de 2019

SISTEMA TÁTICO DO FUTEBOL: PII

SISTEMAS TÁTICOS DO FUTEBOL

No futebol, os esquemas táticos (ou formações) são as formas de um treinador escalar sua equipe dentre de campo. As duas posições são: goleiro (ou guarda-redes) e os jogadores de linha. Mas, com o desenrolar da história desse esporte, foram criados vários tipos de posições, e conseqüentemente, esquemas tá(c)ticos, alguns mais ofensivos, outros mais defensivos e com diferentes formas de se tornar equilibrado (atacar e defender com a mesma eficiência).

O primeiro esquema tático lógico foi o 4-2-4 (quando se acreditava que o objetivo do futebol era marcar gols, cada vez mais o futebol se preocupa em não sofrer gols, por isso que há muito tempo não se vê uma equipe jogando nesse esquema). Esse esquema começou a perder espaço para o 3-4-3 e 4-3-3, até que foi extinto pelos treinadores e especialistas.

Todos os esquemas possuem diferenças em sua configuração (principalmente no meio-campo), e também na forma de como cada jogador é orientado.

Existem esquemas esquisitos, usados geralmente por times pequenos para não fazer fiasco, colocando quase todos seus jogadores atrás da linha da bola.

Geram nomes novos

Líberos, 2º volantes, meias de ligação, alas, centro-avante fixos, pontas-de-lança, são as mais novas posições do vocabulário boleiro, é claro que nunca nós esqueceremos dos laterais, volantes, meias, pontas e zagueiros. O termo centro-avante sempre foi confundido com atacante, atualmente, centro-avante é o atacante que tem presença de área, que vem de trás para pegar o rebote e que joga entre os zagueiros, alguns abusam de jogar de costas para a meta, se tornando uma espécie de pivô no futebol.

 Gírias e gozações

9-1 - o goleiro mais nove jogadores de linha enchem os jogadores do outro time de pancadas, deixando um atacante lá na frente livre para fazer o que quiser do goleiro0-10 - O time ataca tanto que não deixa o outro time jogar, mas basta uma escapadinha do outro time pro ataque que já leva gol10 atrás e 1 recuado - 10 zagueiros e 1 goleiro (evidentemente não pode ter 2!)Frangaço - Quando o goleiro falha num jogada fácil, fácil12º jogador - A torcida do time que está em casa, que o apóia. E também que critica quando necessário.

 Lista de esquemas táticos

 Carrossel

É um esquema tático criado pelo técnico holandês Rinus Michels tem como finalidade que cada jogador assumir uma posição no campo aleatoriamente, ou seja sem posição fixa, menos o goleiro, é claro, e é considerado a maior demonstração de futebol total com todos atacando e defendendo. Na copa do Mundo na Alemanha em 1974, a Holanda de Johan Cruyff mostrou ao mundo a grande inovação tática, mas caiu perante a Alemanha Ocidental de Franz Beckenbauer perdendo de 2 a 1 na final.

 3-3-4

Neste sistema é utilizado dois zagueiros e um dos laterais na defesa. Compondo o meio-campo, outro lateral fica como meio-campo defensivo, enquanto o volante fica como meio-campo central junto a um dos meias-armadores. O outro meia-armador fica como atacante junto com os três atacantes.

 3-4-3

3-4-3

A sua primeira aparição foi na Copa do Mundo de 1962, na sua defesa existe um líbero que faz a cobertura das jogadas, nos lados do meio-campo, um ala defensivo, e um ponta. Além de três atacantes, sendo dois pontas de lança e um centro avante.

 3-5-2

O segundo mais utilizado atualmente, possui um meio-campo com 2 volantes e 2 laterais avançados e sem obrigação de marcar, assim denominados alas. Com dois centro-avantes que recebem bolas cruzadas na área pelos alas.

3-5-2 é um esquema tático com três jogadores na defesa, cinco jogadores no meio-campo e dois jogadores no ataque.

Este esquema surgiu na Europa, como opção menos defensiva que o 4-4-2. Na defesa, foi adicionado um zagueiro, e o último jogador da defesa é conhecido como líbero. Os laterais foram colocados mais à frente, e passaram a ser chamados de alas.

líbero tem importância fundamental neste esquema. É ele o jogador que orienta a defesa, desarma adversários e cria as jogadas de ataque. Para este ataque funcionar, o meio-campo deve ter jogadores com capacidade de marcação.

No lado defensivo do esquema, cada zagueiro fica incubido de marcar um atacante, enquanto o líbero, que pode se posicionar na frente ou atrás da defesa, "na sobra", auxiliando o setor defensivo. Os meias protegem a entrada da área e os alas cuidam das laterais.

 3-6-1

3-6-1

3-6-1, é um esquema tático com três jogadores na defesa, dois como volante, dois no meio-campo, um na lateral-direita, um na lateral-esquerda e somente um atacante.

É uma tática muito rara em partidas de futebol, pois várias equipes já adotaram o 4-4-23-5-2 e 4-5-1.

No lado ofensivo, ambos os meias e os laterais sobem ao ataque, um volante fecha o meio-campo e o outro fica de sobra na intermediária. No lado defensivo, os laterais e os volantes voltam, e os meias ficam na intermediária de seu clube.

 2-3-5

É o esquema mais ofensivo do futebol,conhecido também como pirâmide ou WM, com dois zagueiros, três meias ofensivos e cinco atacantes, sendo dois nas pontas, dois segundos atacantes e um centro-avante. Geralmente é utilizado quando o time impõe pressão sobre o adversário, mas deixando a defesa de lado, podendo originar diversos contra-ataques do time adversário.

 4-2-4

4-2-4

4-2-4 é composto por 4 defensores, 2 meio-campo e 4 atacantes. Foi um esquema popular nas décadas de 40 e 50.

O esquema funciona com os laterais atuando na defesa além dos zagueiros, então os laterais não avançam muito.No meio-campo, só direita e esquerda onde ambos ficam de sobra, pois na área já tem os 4 atacantes, além disso, eles precisam cuidar para impedir um contra-ataque do oponente.No ataque, ambos avançam, quando seu time não ataca, 2 deles voltam para o meio-campo e dois ficam mais avançados.

4-3-3

4-3-3

4-3-3 é conhecido como um esquema tático com quatro jogadores na defesa, três jogadores no meio-campo (com um ou dois volantes) e três jogadores no ataque (dois pontas e um atacante).

Este esquema foi popular no final da década de 60 e início da década de 70, tendo sido usado pela Holanda na Copa de 1974.

Do lado ofensivo do esquema, os pontas e os laterais sobem para o ataque, acabando por desarmar a defesa adversária --- já que o lateral adversário se vê obrigado a marcar dois jogadores. E, no aspecto defensivo, os três homens de frente auxiliam na marcação dos laterais/volantes adversários.

O esquema 4-3-3 mostrou-se mais eficiente nas equipes em que os jogadores de ataque, especialmente os que atuavam pelos flancos do campo, eram velozes, dinâmicos e capazes de ajudar na marcação. O fato de o meio-campo, teoricamente, ser composto por três jogadores faz com que a equipe dependa muito de um meia de ligação talentoso, pois se os outros dois homens de meio forem mais marcadores do que técnicos, as jogadas de ataque, em sua maioria, dependerão do jogador de criação. No entanto, muitas das equipes que adotam o esquema na atualidade apresentam volantes (também conhecidos como "volantes modernos"), polivalentes, versáteis e capazes de auxiliar na criação de jogadas ofensivas. Ainda no aspecto ofensivo, é muito conhecida a possibilidade de triangulação entre laterais e atacantes que atuem pelos flancos, criando jogadas de grande eficiência se efetuadas com velocidade e inteligênci n a.

 4-3-2-1

O 4-3-2-1, ou árvore de natal, consiste numa defesa a quatro, um meio campo com 3 médios centro e dois médios ofensivos que apoiam o único avançado.

 4-4-2

O mais utilizado atualmente, começou a ser usado nos anos 70. É o modo 4-4-2

 4-5-1

4-5-1

4-5-1 é um esquema de jogo razoavelmente moderno dentro do mundo do futebol. Esse esquema de jogo consiste em utilizar 4 defensores(2 zagueiros centrais e 2 laterais), 5 jogadores de meio-campo e apenas 1 atacante, além do goleiro. Muitas equipes utilizam um desdobramento do 4-5-1, o 4-4-1-1, que ao invés de jogar com uma linha de 5 jogadores no meio-de-campo, utilizam uma linha de 4 jogadores no meio-de-campo e 1 meia-atacante(como atuou Zidane na Copa do Mundo Fifa de 2006).

Esse esquema permite uma melhor distribuição dos jogadores em campo na marcação, quando o time não tem a bola. Normalmente é usado o sistema de "back line", isto é: todos os jogadores atrás da linha da bola participando diretamente da marcação, as vezes com exceção do atacante.

Jogar desta forma também permite às equipes uma transição rápida para o ataque. O meio-campo normalmente se distribui com dois jogadores pelos lados e três mais centralizados. Assim, geralmente quando o time retoma a bola, os meio-campistas das pontas encostam no atacante se tornando praticamente pontas. Os outros três meio-campistas saem com a bola e organizam o jogo na tentativa de chegar ao ataque.

Assim, o sistema ofensivo de jogo se torna praticamente um 4-3-3 à moda antiga, podendo variar a um 3-4-3 com a subida de um lateral. O sistema defensivo varia entre o 4-5-1, o 4-6-0(quando o atacante entra no "back line") e um 5-4-1 ou 5-5-0(se um meio-campista voltar para fazer a função de líbero)

Os melhores exemplos de equipes que atuam ou atuaram no 4-5-1 são a FrançaPortugal a Itália e a Noruega, cada uma dentro das suas características próprias de sistemas ofensivo e defensivo.

4-6-0

4-6-0 é um esquema tático com 4 defensores, 6 meio-campo e nenhum atacante.

É usado quando seu time está sendo pressionado pelo adversário no esquema 4-5-1, sendo que o atacante volta ao meio-campo para ajudar a marcação.Uma tática muito nova, foi criada no final dos anos 90.Ainda é pouco usado, pois as equipes usam o 4-5-1 ou o 5-4-1, para táticas muito defensivas.

 5-3-2


5-3-2

Uma tática muito defensiva no futebol, que é nova, criada nos anos 90.

Uma tática usada apenas quando seu time está na defesa para segurar algum resultado.Mas também é usada por alguns clubes quando se tem um jogo difícil de ganhar ou de empatar.Funciona assim: os defensores contam com os laterais, que ficam mais atrás, há o líbero, e mais dois zagueiros. Os meias, todos avançam junto com os atacantes, porém os meias também voltam, os atacantes não. Nunca os dois laterais avançam, é costume nenhum avançar.

 5-4-1

Formação de caráter muito defensivo, é constituída por três zagueiros, dois laterais (normalmente dois meias-ofensivos/armadores), dois volantes e somente um atacante.

 5-5-0

5-5-0 é uma tática com cinco defensores( 2 laterais, 2 zagueiros e um líbero e cinco no meio-campo(2 volantes e três meias), é uma das mais defensivas táticas de uma equipe, uma tática muito usada para segurar o ataque da equipe adversária(quando sua equipe está ganhando uma partida complicada e com o adversário tentando empatar a partida).

Tudo acontece quando sua equipe está ganhando a partida por um gol de diferença, na tática 5-4-1 e o adversário pressiona para tentar empatar, então o único atacante de sua equipe fica no bankline, isto é, volta para ajudar na marcação no [meio-campo], deixando assim de ser atacante.

Caso sua equipe sofra o empate, aí o técnico terá que mudar o 5-4-1, para o 4-3-33-4-33-3-4 ou até mesmo o 4-2-4.Isso e muito usado no futebol

Fonte: SISTEMAS TÁTICOS DO FUTEBOL

Ler mais: http://m.esportesmais.webnode.com.br/products/sistemas-taticos-do-futebol/

Enzimas Cardíacas e Infarto do Miocárdio(IAM)

Enzimas Cardíacas e Infarto do
Miocárdio(IAM)

Uma doença  cardíaca que esta entre as que mais assolam a população em geral. Os exames de perfil cardíaco (como as enzimas cardíacas), é de fundamental importância para o diagnóstico da lesão cardíaca.
Doenças de ordem cardíaca estão entre as que mais assolam a população em geral. Assim, a interpretação laboratorial dos exames de perfil cardíaco (como as enzimas cardíacas), é fundamental para os profissionais da saúde. Existe, dentro do perfil cardíaco, uma série de situações que precisam estar muito claras para o profissional da saúde. Somente assim será possível verificar o melhor cenário para cada tipo de tratamento ou acompanhamento.
Dentro do perfil cardíaco, existem diferentes proteínas e enzimas cardíacas que pode ser usadas. Dessa forma precisamos compreender o papel e o funcionamento de cada uma delas. Estes marcadores cardíacos são substâncias que, quando presentes na circulação, em determinadas quantidades, são indicadores de lesões no coração.
Por isso, dentro do perfil cardíaco, entender a função destas enzimas cardíacas como marcadores de lesão cardíaca, é fundamental!
Vamos agora, conhecer um pouco mais sobre cada um destes marcadores do perfil cardíaco!

Coleta de Sangue: Enzimas Cardíacas Presentes nos Testes do Perfil Cardíaco
Dentro do perfil cardíaco, existem algumas enzimas que atuam como marcadores de função cardíaca e são usadas em exames laboratoriais.

Enzimas Cardíacas – Creatinofosfoquinase (CPK)

O exame laboratorial de creatinofosfoquinase traz com maior precisão, a incidência de lesões no músculo cardíaco. A creatinofosfoquinase (CPK) é uma enzima cardíaca. Ela tem uma função fundamental dentro do metabolismo dos tecidos contráteis, como o músculo cardíaco.
Ela se encontra em maior proporção nos músculos, tecido cardíaco e no cérebro.
Em exames de eletroforese (que visa definir a concentração de proteínas), é possível ver com clareza e identificar três isoenzimas:
1°– CPK-BB, que é a enzima encontrada no cérebro;
2°– CPK-MB, que é a enzima presente no miocárdio;
3°– CPK-MM, que é a enzima presente no músculo estriado.
Dessa maneira, em exames que visam avaliar o perfil cardíaco, é a enzima CPK-MB que tem importância real.
A CPK-MB, apresenta uma elevação bastante acentuada (na corrente sanguínea) entre 3 e 6 horas após o princípio dos primeiros sintomas de infarto do miocárdio. Seu pico de elevação se dá entre 16 e 24 horas e ela se normaliza entre 48 e 72 horas.
Em casos de emergência, esta normalização que é um critério para a alta do paciente nas unidades de terapia intensiva. A CPK-MB, tem uma sensibilidade diagnóstica de cerca de 50% em três horas. Sensibilidade diagnóstica é a capacidade que ela apresenta em identificar o infarto do miocárdio logo após os sintomas se iniciarem. Este índice sobre para 80% cerca de 6 horas após o início do infarto.

% ck no coração

A CK que se concentra no tecido miocárdio é constituída por fração MM por volta de 75 a 80%, entretanto tendo uma porção maior de fração MB, 15 a 20%.

CPK E INFARTO DO MIOCÁRDIO

Este é um exame feito, na grande maioria dos casos, em pacientes com suspeita de infarto do miocárdio. A amostragem é obtida através de coleta de sangue. Nos casos de valores séricos normais, a concentração da creatinofosfoquinase é de até 130 UI/ml para homens e nas mulheres, de até 110 UI/ml.
No infarto agudo do miocárdio, a CPK estará aumentada consideravelmente nas primeiras 2 a 6 horas, logo após o início do episódio. E pode alcançar valores máximos nas 18 a 24 horas que seguem o ocorrido.

Qual o valor normal do CPK?

O exame de CPK serve para diagnosticar lesões e doenças da musculatura esquelética e também infarto agudo do miocárdio. Osvalores de referência de CPK podem variar de acordo com a idade, gênero e laboratório coletado, variando entre: Mulheres: 22,0 a 199,0 U/L; Homens: 22,0 a 334,0 U/L.
Os valores de referência de CPK podem variar de acordo com a idade, gênero e laboratório coletado, variando entre:
•Mulheres: 22,0 a 199,0 U/L;
•Homens: 22,0 a 334,0 U/L.

MIOGLOBINA

Assim como acontece com a enzima anterior, a mioglobina tem valores aumentados consideravelmente quando há lesão no músculo cardíaco. Dessa maneira, dentro do perfil cardíaco, este é um importante exame laboratorial para detectar maiores problemas.
A mioglobina é uma proteína de baixo peso molecular, apresentando uma estrutura muito próxima à da hemoglobina. Além disso, da mesma forma que na hemoglobina, a mioglobina também apresenta a capacidade de se ligar ao oxigênio.
Sua concentração aumenta consideravelmente quando temos uma destruição muscular. Após uma lesão isquêmica de qualquer fibra, por exemplo, a mioglobina é liberada de forma precoce na circulação sanguínea. Isso faz com que esta dosagem possa ser mensurada e ofereça ao médico, um quadro específico de diagnóstico de infarto do miocárdio.

MIOGLOBINA E LESÃO CARDÍACA

É possível observar concentrações elevadas dessa proteína, em cerca de uma a duas horas após o início da precordialgia (dor localizada do lado esquerdo do tórax). Seu pico é atingido em 12 horas e, na grande maioria dos casos, se normaliza em 24 horas, quando há um único episódio de isquemia.
É importante salientar novamente, que esta curva, aliás, ajuda a detectar um novo infarto, quando o paciente apresenta dor precordial recorrente. Porém, o simples aumento da mioglobina circulante não é algo que seja único da lesão cardíaca. Até mesmo a insuficiência renal pode causar tal aumento. Por isso, no geral, a elevação da mioglobina não é um fator determinante para diagnosticar o infarto do miocárdio, por causa de seu elevado valor preditivo negativo (varia de 83% a 98%).
Em concentrações consideradas normais, os níveis de mioglobina são um importante indicador de saúde cardíaca e de risco altamente reduzido de infarto do miocárdio. Por isso, este é um exame de grande importância dentro do perfil cardíaco. A mioglobina pode ser medida tanto pelo sangue, quanto pela urina, dependendo de cada caso.

TROPONINA

A troponina apresenta 3 formas diferentes: troponina I ou TnI, troponina C ou TnC e  troponina T ou TnT.
Essas enzimas apresentam uma elevação considerável em um período de 4 a 8 horas, após o início dos sintomas de infarto. O pico máximo de elevação acontece no período de 36 e 72 horas e tende a se normalizar entre 5 e 14 dias.
As enzimas da troponina apresentam a mesma sensibilidade diagnóstica da CK-MB, que varia entre 12 e 48 horas após o início dos sintomas. Porém, na presença de portadores de doenças que causam a redução da especificidade da CPK-MB, os exames com base na troponina são fundamentais.
Pensando exclusivamente em exames que se baseiam em análise de enzimas, estes que foram apresentados aqui, são os mais utilizados e efetivos. Porém, temos ainda os exames não laboratoriais, como é o caso do ecocardiograma, prova de esforço e muitos outros.
Se você quer saber mais sobre interpretação de exames laboratoriais, em especial os exames cardíacos, clique na imagem abaixo para conhecer nossos cursos na área de análises clínicas.

Os níveis sanguíneos de creatina quinase (CK) se elevam quando há lesão de músculos esqueléticos ou do músculo cardíaco. O médico pode pedir o exame para pessoas com dor torácica ou com outros sinais e sintomas de infarto do miocárdio. ... Os níveis de CK no sangue também se elevam quando há lesão de músculos esqueléticos.

O QUE É CK NO SANGUE 

É uma isoenzima da creatina fosfoquinase (CPK) que corresponde à enzima liberada pelo músculo cardíaco. Esta enzima eleva-se quando ocorre isquemia em uma determinada região do músculo cardíaco. No infarto agudo do miocárdio os valores de CK-MB podem estar superiores a 16 U/L e entre 4% a 25% do valor de CPK total.
Ck alto
Os níveis sanguíneos de creatina quinase (CK) se elevam quando há lesão de músculos esqueléticos ou do músculo cardíaco. O médico pode pedir o exame para pessoas com dor torácica ou com outros sinais e sintomas de infarto do miocárdio. ... Os níveis de CK no sangue também se elevam quando há lesão de músculos esqueléticos.

O que significa Creatina-quinase alta?

A creatina quinase é uma enzima que se encontra em pequenas quantidades em todos os tecidos musculares e que intervém no processo de produção de energia a nível muscular. Ela é libertada sempre que o corpo está sujeito a grande stress físico (por exemplo, quando fazemos musculação).

O que significa Creatinoquinase alta?

Como interpretar as elevações decreatinoquinase (CK) associadas à prática de exercício físico. A creatinoquinase (CK) é uma enzima que desempenha importante papel na geração de energia para o metabolismo muscular. Está presente, predominantemente no tecido muscular, mas é também encontrada no tecido cerebral.

O que é enzima no sangue?

As enzimas cardíacas sinalizam a morte de células do músculo cardíaco e são fundamentais para o diagnóstico definitivo do infarto do miocárdio. ... Segundo a publicação, quando um paciente tem sintomas de infarto o médico cardiologista pede a realização de um exame laboratorial que mede a elevação das enzimas cardíacas.
Que Exame de sangue detecta infarto?
Quando células musculares cardíacas morrem, liberam substâncias na circulação que podem ser medidas. Os exames incluem a fração MB da creatina quinase (CK-MB), amioglobina e a troponina. A medida desses marcadores cardíacos pode detectar um infarto do miocárdio e avaliar grosseiramente a extensão da lesão.

Como eu faço para descobrir se o que eu tive foi infarto?

Também chamado de infarto agudo do miocárdio ou ataque cardíaco, esse problema pode ser fatal.
...
Muitos sintomas são ignorados, mas podem ajudar a detectar um infarto antes mesmo de acontecer
1.Dor na região torácica. ...
2.Falta de ar. ...
3.Náusea, indigestão, azia ou dor abdominal. ...
4.Tontura. ...
5.Suor frio. ...
6.Fraqueza.

Fonte:Dr. Victor Proença, 2019
Referências: JUNIOR, AULER; COSTA, JOSÉ OTÁVIO; YU, LUÍS. A Série Manual do Médico-Residente do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP), em parceria .. [Apresentação]. Medicina de família e comunidade [S.l: s.n.], 2017.
GUSSO, GUSTAVO; LOPES, JOSÉ MAURO CERATTI; DIAS, LÊDA CHAVES. Tratado de Medicina de Família e Comunidade: Princípios, Formação e Prática. 2ª.edição. Artmed, 2018.

Fotos/imagens:Google fotos
Postagem: Prof° Luciano Sousa
Formação Acadêmica em Educação física e fisiologia do esforço pela UCB
CBF Academy:Analista de desempenho no futebol
Fisiologista do América Futebol profissional 2019
Email:lucianofisiol@gmail.com