domingo, 10 de junho de 2012

OFICINA DE TREINAMENTO FUNCIONAL

 Oficina de Treinamento Funcional

O movimento que Oficina de Treinamento Funcional introduz formadores para o movimento que Zona Treinamento Funcional projetado pela aptidão Escape. Este é um dia intenso de treinamento e educação cheio de exercícios grandes e fantásticas ferramentas de treinamento funcional!
Qual será este workshop fazer por você?
Permite que você para saber o que movimento que tem tudo a ver! Ele lhe dará um entendimento por trás do equipamento e das zonas, os princípios-chave e uma lista de introdução de exercícios. Ele também lhe dará opções do grupo de classe, opções do Grupo PT, as opções da PT e opções de uso de membros para o Move It Zones.
Esboço do Curso
  • Apresente as zonas e que eles são projetados para.
  • Identificar os princípios fundamentais de cada zona.
  • Ensinar e praticar uma lista de conjuntos de exercícios dentro de cada zona.
  • Entregar um circuito de Formação do Grupo
  • Entregar um circuito para pequeno grupo PT treinamento
  • Entregar um circuito para a PT
Que tipo de treinamento você estará fazendo quando você começa a jogada que experiência?
  • Treino de Velocidade com resistores de velocidade, escadas e obstáculos
  • Treinamento do kettlebell
  • Powerbag treinamento
  • Treinamento ViPR
  • Trabalho de boxe com almofadas e sacos
  • Bolas Medicina
  • Reebok Núcleo Administração e BOSU
  • Rolos de Espuma
A caminho de TI Workshop de Treinamento funcional é um programa de treinamento in-house disponível para ginásio, health clubs e centros de lazer que procuram melhorar o seu produto PT. Mova ele vai te dar a introdução perfeita para o treinamento funcional e ajudar a sua equipa de formação entregar grupo emocionante e sessões de PT.
FONTE:OPTIMAL LIFE FITNESS 


Move It Functional Training Space


O QUE FAZEMOS >> Avaliação/Diagnóstico Funcional
A realização de um diagnóstico  funcional detalhado é extremamente importante para a prescrição e eficácia de tratamentos de alterações posturais e patologias localizadas. Saiba mais sobre os métodos que disponibilizamos aqui na clínica.

Baropodometria
O Baropodometro é um equipamento modular desenvolvido para análise e estudo das pressões plantares estáticas e dinâmicas, com a mais alta concepção de tecnologia. Uma plataforma com sensores sensíveis à pressão, conectada a um computador que recria imagens  e dados estatísticos com um alto valor diagnóstico.

A popularidade da corrida tem aumentado significadamente ao longo das últimas décadas devido aos benefícios que traz à saúde. Em contrapartida, houve um aumento da taxa de lesões musculoesqueléticas por sobrecarga do tornozelo e dos pés dos corredores. Sabe-se que a qualidade do movimento da pisada, ou seja, a maneira como o pé se apoia no chão e sua posição em relação ao tornozelo durante a corrida, é um dos fatores que influenciam a incidência dessas lesões. As pisadas podem ser classificadas, com base no ângulo formado entre o calcanhar e o tornozelo, como neutras, supinadas (as laterais do pé exercem maior pressão no chão), e pronadas (a parte de dentro do pé exerce mais pressão com colapso do arco).  A pisada pronada, além de ser a mais comum, já foi também relacionada na literatura com um número maior de lesões. Desta forma, há grande interesse da comunidade científica e médica, assim como das empresas responsáveis pela produção de tênis de corrida,  tanto em métodos eficientes para classificação das pisadas quanto nos mecanismos de lesão.
            Para identificar o método mais apropriado para diagnóstico da pisada uma equipe multidisciplinar de fisioterapeutas, preparadores físicos, ortopedistas e físicos do Instituto Vita e Vita Care avaliará três tipos de testes aplicados atualmente. Dentre eles destaca-se o baropodômetro, ou tapete de pressão, um dispositivo que produz uma imagem colorida (ILUSTRAÇÃO) dos pés do indivíduo avaliado com base na pressão exercida por diferentes áreas da planta do pé. Esse tapete é amplamente utilizado devido à sua portabilidade e facilidade de uso, porém gera uma análise estática do pé e não é capaz de avaliar a funcionalidade dinâmica. Nossa equipe multidisciplinar pretende avaliar a confiabilidade do baropodômetro para implementar melhorias do método.  Paralelamente, analisaremos também a influência do tênis SUPERNOVA SEQUENCE da marca ADIDAS para pronadores na pisada de corredores.
            Participarão destes dois projetos 34 corredores amadores de ambos os sexos, idade entre 20 e 40 anos. Um sistema de análise do movimento composto por 6 câmeras de vídeo que operam no infravermelho será utilizado para registrar marcadores posicionados em pontos anatômicos dos pés e pernas dos corredores durante a marcha e a corrida em uma esteira ergométrica. A partir dessas imagens será construído um modelo tridimensional do esqueleto do corredor em movimento que será usado para a classificação da pisada com e sem o tênis especializado. Os resultados desta avaliação cinemática tridimensional serão comparados com os obtidos através do baropodômetro e da avaliação subjetiva visual.  Desta forma, poderemos determinar o melhor método para classificar a pisada, além de avaliar o benefício produzido por tênis especializados em corrigir a pisada dos corredores. Estes conhecimentos auxiliarão no entendimento dos mecanismos de gênese de lesões por sobrecarga sofridas comumente por corredores, e permitirão a prescrição de tratamento adequado.  
Pesquisadora Responsável: Andreia Miana – Vita Care

Acelerometria
     Método de análise cinemática do movimento humano aplicada nos eixos x, y e z, que permite mensurar as alterações provocadas e sofridas pelo corpo humano, fornecendo dados importantes sobre cada fase do ciclo da marcha. O mecanismo dá-se a partir da movimentação do segmento onde o sensor foi instalado, que com sua inércia em relação a uma base fixa no interior é detectada e transforma em um sinal elétrico, fornecendo dados como: cadência, fase de apoio, fase de balanço, comprimento de passada, duração do clico total e parcial da marcha, gráficos de progressão da média de cada cilco, de flexão, inclinação e rotações do tronco durante o ciclo.




Análise Postural
     A “máquina humana” deve ter o mínimo de simetria para poder funcionar de forma que não sobrecarregue suas “peças”. O desalinhamento desse mecanismo, trará sobrecarga a algumas estruturas, desencadeando patologias e dores. Sendo assim, a análise postural é uma etapa de extrema importância no processo de diagnóstico funcional.


Eletromiografia
Um dos métodos clássicos utilizados para registrar a atividade de um determinado músculo. Eletrodos são colocados sobre a pele, captando a soma da atividade elétrica de todas as fibras musculares ativas. É um método não invasivo e de fácil execução. Na biomecânica, a eletromiografia é utilizada principalmente para determinar a ativação de determinados grupos musculares durante as diversas fases de uma tarefa motora.


Termografia
Mecanismo de alta tecnologia que usa câmera infravermelha para ver e mensurar a quantidade de energia térmica que é emitida pelo paciente. Utilizado no processo de análise biomecânica, é um método seguro e eficaz na identificação e controle das lesões e alterações miofasciais. Tem alta aplicabilidade na prática da saúde pública e ocupacional, monitorando os pacientes de uma forma precisa, e também preventiva.

Palmilhas Posturais
 
Os pés são a base do equilíbrio estático e dinâmico. A região plantar possui uma variedade de neurosensores que são sensíveis as variações de deformação da ordem de 5 microns a 1 grama de pressão. As informações decorrentes destes neurosensores são instantaneamente transmitidas ao sistema nervoso central. Em resposta a estes estímulos, o sistema nervoso central regula a tensão dos músculos posturais e regula as oscilações do corpo por intermédio dos músculos extrínsecos e intrínsecos dos pés.

Para produzir os estímulos na região plantar, foram desenvolvidas peças denominadas de elementos, barras, cunhas ou calços, que quando indicados desencadeiam as correções de algumas variáveis posturais. Estas peças possuem uma espessura que varia entre 1 a 3 mm de espessura.

São fixadas nas palmilhas e ficam em contato com o pé. Variam de tipo, espessura e densidade. São determinadas por uma avaliação postural. As peças corretivas são dispostas em uma órtese denominada de palmilha proprioceptiva ou postural e têm como objetivo:

• diminuir os desequilíbrios tônicos,
• buscar as simetrias,
• reduzir as disfunções nas informações que perturbam o equilíbrio e a postura.

Indicações
As alterações da postura humana são responsáveis por grande parte das patologias ocupacionais que culminam no déficit funcional do paciente,   aumentando assim,  os índices de cirurgias e administração de medicações. Nos casos de patologias musculares, articulares, tendinosas e ligamentares, as palmilhas posturais mostram-se uma ferramenta altamente eficaz, prevenindo e tratando a incidência de patologias localizadas como:

• Metatarsalgia
• Fascíte Plantar
• Desníveis posturais Ascendentes
• Desníveis posturais Descendentes
• Dor nos pés, joelho, quadril e coluna
• Hálux Rígido
• Calcâneo Varo
• Calcâneo Valgo
FONTE:FUNCIONAL CLINICA DO MOVIMENTO







contato: 
email:lucianofisiol@gmail.com
        facebook: luciano sousa luciaosousa