sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Artroscopia Cirurgica Do Joelho

O que é artroscopia?

Artroscopia é um procedimento cirúrgico minimamente invasivo para examinar tratar lesões no interior de articulações. A artroscopia é feita com o uso de artroscópio, um tipo de endoscópio que é inserido dentro da articulação através de uma pequena incisão. Procedimentos de artroscopia podem ser feitos para avaliar ou tratar problemas ortopédicos.

A vantagem da artroscopia sobre outras cirurgias é que as articulações não precisam ser totalmente abertas. Ao invés disso, apenas duas pequenas incisões são feitas - uma para o artroscopia e outra para os instrumentos cirúrgicos. Isso reduz o tempo de recuperação da cirurgia e pode elevar a taxa de sucesso devido ao trauma menor aos tecidos conectivos. Artroscopia é especialmente usada por atletas profissionais, que frequentemente lesionam as articulações do joelho e precisam de tempo de cura rápido. Artroscopia também produz menos cicatriz devido às incisões menores. Os instrumentos usados na artroscopia são menores que os tradicionais. O cirurgião vê a área da articulação em um monitor e pode diagnosticar e reparar o tecido lesionado, como ligamentos e meniscos. Artroscopia é usada para articulações dos joelhos, ombros, cotovelos, pulsos, tornozelos e quadril.

 Artroscopia no joelho

A artroscopia no joelho tem, em muitos casos, substituído a cirurgia clássica que era feita no passado. Hoje em dia, artroscopia no joelho é comumente feita para tratar cartilagem do menisco lesionada, reconstrução do ligamento cruzado anterior e microfraturas da cartilagem. Artroscopia também pode ser realizada somente para diagnosticar e checar o joelho, porém isso vem sendo substituído pela ressonância magnética.

Durante uma artroscopia de joelho comum, o endoscópio é inserido na articulação através de uma pequena incisão. Um fluido especial é usado para visualizar as partes da articulação. Mais incisões podem ser feitas para checar outras partes do joelho. Então, outros instrumentos miniaturizados são usados para fazer a cirurgia.

A recuperação depois de uma artroscopia no joelho é bem mais rápida compara com a artrotomia. A maioria dos pacientes pode retornar para casa e andar usando muletas no mesmo dia ou no seguinte à cirurgia. Geralmente o paciente pode colocar totalmente o peso sobre a perna depois de um mês e após algumas semanas a função da articulação poderá ficar totalmente recuperada. Não é incomum que atletas acima da condição física normal voltem à atividade esportiva em algumas semanas. Porém, o tempo de recuperação também depende do diagnóstico para o qual a artroscopia foi realizada, então cada caso é único e o paciente deve consultar seu médico sobre a fisioterapia.

Procedimento para Artroscopia do joelho


A artroscopia do joelho é uma cirurgia minimamente invasiva, realizada com a finalidade de identificar melhor uma lesão no interior desta articulação. É utilizada uma câmara minúscula para visualizar o interior do seu joelho. Outros instrumentos médicos também podem ser inseridos para reparar de imediato a lesão identificada, evitando assim outra intervenção cirúrgica.


Para este procedimento cirúrgico podem ser utilizados três tipos diferentes de anestesia: a anestesia local combinada com um analgésico, e um calmante. A epidural, o analgésico é injectado na zona da espinal medula. E a anestesia geral.

Na cirurgia propriamente dita o cirurgião irá fazer 2 ou 3 pequenas incisões perto da linha articular do joelho. Solução salina será bombeada para o interior do joelho para abrir o espaço articular, permitindo um melhor ângulo de visão.

Um tubo estreito, com uma pequena câmera na extremidade será inserido através de uma das incisões. A câmera é conectada a um monitor de vídeo na sala de cirurgia. O cirurgião verá o interior do seu joelho através do monitor. Em algumas salas de cirurgia, o paciente também pode, se desejar, assistir à cirurgia através do monitor.

O cirurgião poderá inserir outros instrumentos médicos no joelho através de outras pequenas incisões. Nessa altura, ele irá então reparar ou remover os tecidos que estão a causar o problema no seu joelho. Esta parte demora normalmente entre 30-60 minutos.

 Qual é a articulação do joelho?

É o vinculador entre o osso do fêmur e da tíbia. O osso forma dois côndilos femoral convexo, coberto com cartilagem, que se articula com a platô tibial, duas superfícies ligeiramente côncava da tíbia, que também estão cobertas com cartilagem.
Os meniscos são estruturas de fibrocartilagem em uma semi lua-usado para aumentar a congruência articular, ou seja, para melhor ajuste do fêmur sobre a tíbia.
Há quatro ligamentos principais, duas plantas (ligamentos cruzados) e dois nas laterais (ligamentos colaterais). Sua função é estabilizar os movimentos do joelho impedindo-oa escorregar. A patela é o osso em um círculo que está disposto na parte da frente do joelho. Serve para aumentar o poder dos músculos de forma que a perna se move com mais força.

O que é artroscopia do joelho?

É uma técnica cirúrgica que permite ver diretamente dentro da articulação do joelho e trabalhar dentro dela, sem abri-lo. Apenas pequenas incisões são realizadas ou cortes na pele, cerca de um centímetro cada um (por isso chamado a técnica mini-invasiva).
É considerada a melhor técnica possível para lesões meniscais, aderências, escrow, corpos livres e o aparecimento das lesões da cartilagem.

Como é artroscopia do joelho?

O médico, pode ver bem no interior da articulação e evitar manobras com lesões aos tecidos, cheio de pressão de soro estéril, o que torna o efeito de inflar um balão, permitindo lavagem contínua nas articulações eliminando resíduos de sangue, pedaços de tecido removidos, e assim por diante. Normalmente, o ganho de volume do joelho fica por várias horas ou mesmo dias. Este fenômeno é devido à lavagem persistente do soro dentro da cavidade articular.
O paciente é colocado de costas. Você não precisa de qualquer sistema que puxa o conjunto. Só precisa bloquear a posição da coxa e o cirurgião assistente move a perna, abrindo o espaço articular.
Nós introduzimos um tubo de metal com um sistema óptico que ilumina e amplia o interior da articulação, vemos a imagem em um monitor de televisão. Uma vez que você entrar, as incisões são feitas através de uma série de instrumentos como sondas, pinças e aparelhos motor, o que permitirá trabalhar no conjunto.
A anestesia utilizada é do tipo da coluna vertebral (paciente acordado, mas anestesiado da cintura para baixo). Alguns cirurgiões utilizam a anestesia local para nas incisões onde entram os instrumentos, mas o paciente geralmente fica mais desconfortável na intervenção e pode sentir dor no joelho em áreas não anestesiados. A anestesia geral é reservada para os casos resistentes a outros anestésicos.
Você pode usar um torniquete na coxa para evitar o sangramento do joelho durante a operação.
Apesar de um procedimento cirúrgico se exige as mesmas condições assépticas (infecção limpa e estéril para evitar) para se evitar outra operação, a internação é geralmente curta. Na maioria dos casos o paciente pode receber alta no mesmo dia, quando o efeito anestésico passor. Essas operações podem, portanto, ser realizadas no ambulatório.

 

O que faz artroscopia do joelho?

 

  • A aparência do líquido sinovial (líquido viscoso que lubrifica as articulações), que pode ser turvo, conter sangue ou corpos livres, geralmente da cartilagem. Líquido sinovial pode ser analisado ??para determinar sua composição.
  • A aparência da sinóvia (revestimento do saco dentro do líquido articular e produz sinovial). Em alguns casos, uma amostra (biópsia) para análise microscópica.
  • A cartilagem que reveste as superfícies articulares do fêmur, tíbia e patela. Palpados com um gancho especial para ver a consistência e a observada para os ferimentos.
  • Anel do menisco é observado e palpado com esse gancho.
  • O estado e resistência à palpação dos ligamentos cruzados. Há ligamentos colaterais.
  • A forma como a bola se move quando dobrar e esticar o joelho.

Quando é que a artroscopia do joelho é necessária?

Cada vez menos para diagnosticar, como os avanços em ultra-som, scanner artrografia, ressonância magnética e resolvê-lo com freqüência crescente.
No entanto, em caso de dúvida ou quando ele fornece uma importante intervenção no joelho pode ser realizado antes da artroscopia, o que irá confirmar o diagnóstico, excluir outras lesões e decidir o melhor tratamento possível, que às vezes também é artroscópica. Assim, no mesmo procedimento cirúrgico é diagnosticadoa e tratado.
Outro utilitário de diagnóstico é o de permitir biópsia sinovial em certas doenças.
As indicações de tratamento são:
  • Remoção de corpos estranhos ou soltos de cartilagem derivado de uma condromatose quebrada ou sinovial (formação de múltiplos nódulos de cartilagem na membrana sinovial, sendo capaz de uma gota no espaço comum).
  • Remoção de sutura meniscal.
  • Sinovectomia, ou seja, raspagem da membrana sinovial, infecções, doenças reumáticas específicas, doenças que causam depósitos na membrana sinovial (sinovite vilonodular pigmentada) ou condromatose sinovial.
  • Ulceração suavização da cartilagem.
  • Removendo dobras endurecidas da membrana sinovial, chamado caules, que pode causar dor, ao clicar, e até mesmo blocos.
  • Eliminação das aderências de cicatriz dentro da articulação, causada por uma operação anterior. É arthrolysis.
  • Em alguns problemas patelar requer corte uma banda chamada "jerk asa." Embora a artroscopia pode ser realizada utilizando os resultados com esta técnica, há controversias.
  • Em casos de joelho agudo para remover resíduos infecciosos e limpar o conjunto. Deve ser feito o mais rapidamente possível de forma mais eficaz parar a ação destrutiva do germe. É a única indicação para artroscopia de urgência. Como regra a cirurgia é agendada, ou seja, há um dia específico para fazê-lo.
  • A lavagem articular- Basta arrastar os resíduos e podem, em alguns casos controlar da dor articular.
Existem cirurgias mistas, isto é, que parte da operação pode ser realizada sob artroscopia:
  • Certas fraturas do planalto tibial (superfície articular da tíbia com o fêmur), em que eles afundam, o cirurgião coloca um impacto e uma ferramenta de gestão com a restauração artroscopia boa da superfície dos pratos.
  • A reconstrução do ligamento cruzado anterior: artroscopia para controlar a orientação de bons túneis ósseos onde vai os ligamentos novo e limpo espaço articular de forma a não obstruir a passagem.

Que cuidados são necessários após a prática artroscopia do joelho?

Eles são geralmente muito simples, pois é uma técnica minimamente invasiva. O único problema é o acidente vascular cerebral residual que dura por dias ou semanas (geralmente para a persistência do lavado da artroscopia e mais raramente pelo sangramento comum é a hemartrose). O derrame limita os movimentos do joelho, mas não dói muito menos que distender a articulação, o que exigirá fazer uma punção : picar a área e excesso de líquido é removido com uma seringa.
  • Coloque um curativo, o paciente pode retirar no dia seguinte para tomar banho, não há problema de pontos.
  • Desde o momento em que recupera a mobilidade das pernas é ensinado os exercícios paciente, força muscular e mobilidade do joelho.
  • Geralmente não requer medicação para a dor a não ser que haja uma úlcera profunda.
  • O frio na área é útil para a dor e reduz qualquer drenagem.
  • Os pontos (um ou dois por incisão) são removidos uma semana normalmente. É normal que as bordas da ferida abram mais tarde, mas muito superficial e necessitam somente de um anti-séptico ou fechar com band-aids.
Dependendo do diagnóstico e do tratamento realizado, pode ser prescrita a fisioterapia específica, variando o tempo de recuperação. O tempo em que você pode retornar ao esporte ou trabalho, depende da lesão: a partir de mês e meio a vários meses.

Que complicações pode causar?

Como qualquer cirurgia pode ter complicações, mas são raros. Têm sido descritos como segue:
  • Infecção no joelho: 3 em cada 10.000 pacientes operados.
  • Aspiração hemartrose, pode exigir muita tensão na articulação.
  • Síndrome compartimental: os músculos são envolvidos por uma casca dura chamado fáscia. Se o fornecimento de líquido para o conjunto é transferido para fora podem se acumular dentro destas fáscias e músculos comprimir e nervos, assim como a perna inchar e a pele ser lesada. Se o torniquete é mantido um longo tempo, a síndrome pode se desenvolver também. A síndrome compartimental é uma emergência cirúrgica.
  • Síndrome Algodistrófico: fenômenos de cura do corpo fora de controle e produzir uma doença típica de dor intensa, como "queima", com diminuição da mobilidade da descalcificação, articular grave dos ossos na área e atrofia muscular significativa. O fenômeno pode durar meses ou anos e o tratamento é baseado na administração de calcitonina e reabilitação específica.
  • Trombose venosa: imobilidade durante a cirurgia e as primeiras horas pois a duração de sangue paralisia anestésico pode estagnar nas veias da perna coágulos e forma, que por sua vez pode ser liberado e ir para o pulmão, causando um derrame. Como medida de precaução é administrado ao paciente uma dose de heparina de cálcio, que pode ser repetida se o paciente tem fatores de risco significativos.
  • Lesões nervosas: um ramo do nervo que transporta a sensação da pele pode ser prejudicado por fazer a incisão na pele. Muito mais raro é a lesão do nervo ciático, só se penetrar muito fundo para cortar o menisco ou limpar a área de um ligamento rompido ligamento.
  • O mesmo se aplica à artéria poplítea devido à sua proximidade com o nervo ciático.

O fenômeno da dor persistente após artroscopia

Geralmente devido a uma lesão na cartilagem que a artroscopia detecta, ou descompensação ocorre quando o menisco do joelho na ausência (geralmente externo). Em uma artroscopia branca, isto é, não se vê nenhum ferimento interarticular, a causa da dor está em outro lugar: em ligamentos colaterais em apoio pobres, quadril ou lesões da coluna, etc. Também pode ser devido a uma distrofia simpático-reflexa.

Uma efusão persistente após artroscopia indica

  • uma descompensação da cartilagem do joelho lesionado, ou um corpo livre, como a cartilagem do menisco em outras ou artroscopia estava escondido;
  • um processo inflamatório que continua a produzir fluido.                                  
  •                         FONTE: FISIOFORMA-2012          

    Exercícios após artroscopia de joelho


    Quando todas as medidas para aliviar a dor no joelho não, o paciente é recomendado artroscopia do joelho. Após a cirurgia foi realizada, torna-se extremamente importante que cada um trabalha em torno de re-fortalecimento dos músculos, que cercam o joelho. Fazer os exercícios após a artroscopia do joelho não vai apenas ajudar no fortalecimento dos músculos ao redor do joelho, mas também ajudar na recuperação da amplitude de movimento. Antes de começar a fazer qualquer um dos exercícios, é importante que se consulte o cirurgião ortopédico, já que há chances de que alguns dos exercícios pode não ser permitido para a sua condição dada.

    Exercícios após cirurgia de artroplastia de joelho

    Quando você está fazendo os exercícios do joelho após uma cirurgia no joelho arthoscopic, lembre-se você vai se sentir um alongamento suave, no entanto, se você notar qualquer tipo de dor ao fazer os exercícios, o melhor é trazê-lo ao conhecimento do terapeuta. É o mesmo caso, quando você estiver fazendo qualquer outro tipo de atividade física. Se houver qualquer tipo de desconforto, a atividade, disse deve ser interrompido imediatamente. Quando você está fazendo os exercícios, é importante que você é gentil e não empurrar-se sobre os limites. Pode agravar a condição em oposição a aliviar.

    Exercícios iniciais

    Inicialmente você deve fazer alguns exercícios básicos do joelho após a cirurgia. Isto irá assegurar que não há excesso de pressão sobre a articulação do joelho e os exercícios não causam uma série de desconforto.

    Exercício # 1: Este exercício pode ser praticado na cama, pois ajuda na prevenção da formação de coágulos sanguíneos, o que é uma ocorrência normal após a cirurgia. Deite na cama e estender ambas as suas pernas. Agora, gradualmente apontar seus pés e segure por uns 5 pontos. Depois, gradualmente, flexione os pés e segure novamente para 5 pontos. Este exercício é melhor repetido 5 a 8 vezes durante o dia. Ele pode facilmente ser feito também, quando se está sentado na cadeira.

    Exercício # 2: Quando você está fazendo este exercício, verifique se não há nenhum movimento de seu corpo. Deite no chão, de modo que seus joelhos estão dobrados e fazer ângulo de 10 graus. Agora empurrar gradualmente o seu calcanhar no chão, como você apertar os músculos da coxa. Mantenha a posição por uns 5 a 7 segundos, antes de seu lançamento e repita o exercício.

    Exercer # 3: Neste, tal como o exercício anterior, não há movimento envolvido. Para fazer este exercício, deitar de costas. Agora dobre os joelhos, até há cerca de um pé a distância entre o calcanhar dos pés e as nádegas. Para saber, se suas pernas são colocados corretamente, você pode tentar tocar o calcanhar com as mãos. Se você é capaz de tocar os calcanhares, é perfeitamente colocado. Eu gostaria de trazê-lo para o seu anúncio, que se você tem braços mais curtos, então esse truque pode não funcionar. Agora aperte os músculos das nádegas e segure por 10 contagens. Solte e repita o exercício.

    Exercício # 4: O exercício seguinte é lâminas de calcanhar. Sentar em uma cadeira e deslize o calcanhar de seus pés sob a cadeira. Segure na posição de alongamento por 10 pontos e solte. Agora estender a perna na frente e, em seguida, repetiu o exercício novamente. Se você estiver encontrando dificuldades para fazer o exercício, você pode usar suas mãos para apoiar o pé operado.

    Exercícios Intermediários

    Depois de ter recuperado um pouco, você pode começar a fazer os exercícios intermédios pós-operatórias artroscopia do joelho. No entanto, é recomendado que você consulte o seu médico ortopedista, antes de fazer a transição entre os exercícios básicos para os exercícios intermediários.

    Exercício # 1: Para fazer este exercício de reabilitação do joelho, você vai precisar de um papel toalha. Coloque o papel toalha sob o joelho, de modo que o joelho está em uma elevação. Agora endireitar e suavemente bloquear o seu joelho, mas certifique-se de seu joelho é apoiado pela toalha embaixo. Mantenha a posição por cerca de 10 contagens e solte.

    Exercício # 2: O próximo dos exercícios são a perna levanta. Deite-se de uma esteira para exercícios, de modo que o joelho operado é estendida em linha reta eo outro joelho está dobrado. Os pés do joelho dobrado não deve ser colocado muito perto das nádegas, nem muito longe dele. Estique o joelho operado e bloqueá-lo suavemente. Aos poucos, levante a perna até que é cerca de 6 a 8 centímetros do chão. Segure na posição, antes de abaixar a perna e colocá-lo no chão.

    Exercícios avançados

    O cirurgião ortopédico será capaz de lhe dizer, quando você deveria mudar para os exercícios avançados. Tudo vai depender da maneira como seu joelho se recuperou após a operação. É no seu próprio interesse, a não ser um médico por si mesmo e decidir, quando mudar para os exercícios avançados.

    Exercício # 1: Embora o exercício parece ser simples, ele ajuda muito no processo de cicatrização. Sente-se mais perto da parede, de modo que sua mão direita está a tocar na parede. Agora deite-se no chão e levantar as pernas contra a parede. Com isso haverá distância apt entre a parede e suas nádegas. Estique o joelho suavemente, de modo que você sentir um aperto na parte de trás do joelho. Mantenha a posição por 10 acusações e depois relaxe o joelho e repeti-la novamente.

    Exercício # 2: Os próximos exercícios é a extensão do joelho sentado. Sentar em uma cadeira e coloque um banquinho sob o joelho operado. Agora, gradualmente endireitar o joelho e segure por 10 acusações e depois, gradualmente relaxar o joelho. Repetir o exercício.

    É importante que os exercícios após a artroscopia do joelho são feitas a intervalos regulares, por orientação de seu cirurgião-ortopedista. Lembre-se você sentir um estiramento, quando você está fazendo o exercício, é bom, mas se você sentir qualquer tipo de dor, não continuar a fazer o exercício. No caso de você notar, inchaço no joelho operado depois de fazer os exercícios, então você deve deixar seu cirurgião ortopédico saber sobre ele. Por último, mas a instrução mais importante é que você deve fazer os exercícios após consultar o seu cirurgião ortopédico. Não se auto medique.
  •                    FONTE:LINDA PROMOVER-2012

  •   


    contato:  facebook: luciano sousa luciano sousa 
                                   e-mail:lucianofisiol@gmail.com