sexta-feira, 20 de julho de 2012

TÉCNICAS DE MASSOTERAPIA

As inúmeras técnicas de massagem desenvolvidas no Oriente e no Ocidente podem surtir os mais diversos efeitos, beneficiando a saúde e o bem-estar do indivíduo. Entre estas técnicas destacam-se:

Ayurvédica
Esta técnica faz parte de um sistema milenar indiano chamado Medicina Ayurvédica. Ela utiliza manobras por todo o corpo com o auxílio de óleo, que facilita os movimentos. A quantidade e tipo de óleo empregado, está relacionado com a modalidade de massagem aconselhada. Também pode-se ou não acrescentar ervas ao óleo escolhido. A ayurvédica traz muitos benefícios, como a ativação da corrente sanguínea, eliminação de toxinas, estimulação do sistema imunitário, e a abertura dos chakras, despertando sua espiritualidade e relaxando sua mente. É contra-indicada na febre, hemorragias, infecções, dermatoses, fratura, gravidez, feridas abertas, paciente com diarréia, alterações vasculares.

Jin Shin Jyutsu
É uma arte milenar de harmonização do corpo, mente e espírito através de toques com as mãos em 26 áreas do corpo onde a energia vital se concentra. Suas raízes encontram-se na sabedoria inerente a todos seres humanos, da qual nem sempre estamos plenamente conscientes, de que todos temos a capacidade de nos harmonizar física, mental e emocionalmente o nosso estilo de vida, hábitos, crenças e ansiedades geram tensões e stress que podem afetar o funcionamento adequado do organismo e da vida em geral causando vários tipos de desconforto e disfunções físicas, mentais e emocionais. Ela desperta bem estar, vitalidade, dissolve o stress e estimula nossa capacidade natural de regeneração. É um valioso complemento para a Medicina convencional, pois promove relaxamento profundo e reduz os efeitos do stress, fator que desencadeia muitas doenças do Homem moderno. É uma viagem ao interior de cada um de nós, que desperta e aumenta a consciência de que temos os meios para alcançar esse equilíbrio.

Auriculoterapia

Esta pode ser utilizada tanto como técnica complementar à Acupuntura como técnica principal, pois possui um corpo teórico independente no tratamento e diagnóstico de distúrbios, sendo, inclusive, reconhecida pela OMS. Os resultados mais conhecidos dado o seu sucesso são os de: Emagrecimento, Tabagismo, TPM e dores de qualquer origem. A única contra-indicação seria para as gestantes até o 5º mês de gravidez, pois existem pontos que atuam sobre o útero e poderiam provocar o aborto, porém pode-se realizar qualquer tratamento que não incida sobre estes pontos.

Sacro-Craniana
Caracterizadas por movimentos extremamente lentos, toques suaves ou toques e movimentos suaves ou mesmo sem tocar no corpo como algumas técnicas energéticas. Ela deriva da tão famosa Osteopatia Craniana a qual tem vindo a ser cada vez mais conhecida devido ao reequilíbrio das articulações cranianas e não só; equilíbrio esse que freqüentemente corrige ou diminui muitas disfunções que existem a nível da cabeça. Faz uso de um toque muito suave para melhorar a circulação do liquido cefalorraquidiano, liquido este que banha, envolve e protege todo o sistema nervoso central. Como facilmente se depreende a saúde do corpo depende do bem estar do sistema nervoso uma vez que é aqui que chegam e partem todas as informações de e para todo o corpo. A Terapia Sacro Craniana também trabalha as meninges, os ossos cranianos, o sacro bem como todo o corpo.

Chavutti Thirummal
Nesta massagem o praticante desliza com os pés sobre o corpo do paciente untado com óleos medicinais. Para o equilíbrio durante as manobras, ele(a) se apóia em uma corda que pende do teto. A pressão do peso do(a) praticante ao deslizar com o pé, relaxa os músculos e libera o fluxo energético. Originou-se entre os praticantes destas duas artes afins. Eles recebem ao longo de seu treinamento e condicionamento físico massagem com regularidade para abilitá-los aos difíceis e puxados movimentos. De todos as formas de massagem, Chavutti é a que pode proporcionar pressão mais profunda com uniformidade. Neste estilo de massagem, o terapeuta desliza com os pés sobre o corpo do paciente untado com óleos medicinais. Para seu equilíbrio durante as manobras, ele se apóia em uma corda que pende do teto. A pressão do peso do praticante ao deslizar com o pé relaxa os músculos e libera o fluxo energético.

Terapias Orientais
A arte da terapia oriental envolve mais que o tratamento. O terapeuta deve estar, primeiramente, bastante saudável. Ele precisa manter um treinamento constante. É através desse treinamento que ele passa a entender-se plenamente. Esse tipo de autotreinamento não é um sistema militar. Não é um treinamento de fora; vem de dentro, pois o verdadeiro ensinamento vem do eu. A disciplina é da maior importância, pois, sem ela, o terapeuta pouco pode aprender sobre si mesmo. Disciplina conduz naturalmente à saúde e o terapeuta saudável é mais bem qualificado para tratar dos outros. Os cincos causas emocionais das doenças: Excesso de deleite e prazer causam distúrbios de coração; excesso de raiva prejudica o fígado; excesso de tristeza prejudica o estômago, baço e pâncreas; excesso de aflições danifica os pulmões; medo e surpresa danificam os rins. Estas condições emocionais causam a fadiga e a doença além do mais, excesso de estímulo causa desequilíbrio no sistema nervoso.

Drenagem linfática
Tem como objetivo desintoxicar, nutrir e oxigenar todas as nossas funções biológicas. Ela faz circular a água que fica estagnada provocando edemas, melhorando a estética e dando uma profunda sensação de bem estar. Muito utilizada no pré e pós-operatório, pois diminui rapidamente os hematomas e edemas que ficam da intervenção cirúrgica. Este método é recomendado no tratamento estético de celulite (eliminando líquidos), espasmos musculares e na recuperação pós-operatória.
Anma
É baseada nos princípios da medicina oriental, utilizando técnicas especiais (pressão, massagem, amassamento, alongamento) para estimular pontos chaves, promovendo uma natural cura do corpo. Quando estes pontos são estimulados, aliviam a tensão muscular fato que facilita a circulação do sangue e da energia (Ki), objetivo primordial desta massagem. ANMA não utiliza óleos, podendo ser feita sobre a roupa do paciente. Tem como benefícios: diminuição da tensão e do estresse, normalização e equilíbrio das funções corpóreas, rejuvenescimento, dor-de-cabeça, gripe, asma, tontura, disfunção da pressão arterial, cólicas e irregularidades menstruais, falta de vitalidade sexual e insônia. Contra-indicado nos casos de febre, doenças contagiosas, infecções de pele e câncer e após qualquer cirurgia.

Aromaterapia
Técnica milenar que utiliza o poder que certos aromas têm para equilibrar certos desequilíbrios energéticos, principalmente aqueles que não respondem aos tratamentos convencionais e que se originam nos planos mental, emocional e espiritual do ser. Alguns aromas mais poderosos eram usados para alcançar o estado de consciência necessário para a prática da magia. No essencial, tais costumes continuam sendo mantidos até os dias de hoje, e é essa a principal motivação, consciente ou inconsciente, para o uso de óleos essenciais, óleos de massagem e sais de banho, incensos e velas aromáticas, tanto na vida diária, quanto nos rituais religiosos e mágicos. Equilibra certos desequilíbrios energéticos, principalmente aqueles que não respondem aos tratamentos convencionais e que se originam nos planos mental, emocional e espiritual do ser.

Ventosaterapia
Consiste em utilizar as ventosas, com a finalidade de tratar as doenças. Aplicando-se na pele produz uma pressão negativa que tem o objetivo de drenar o sangue.Existem vários tipos de ventosas tais como: ventosa de bambu, de argila, de vidro, de ferro, de bronze, etc. Entre elas, as ventosas de argila, de vidro e de bambu são as mais usadas. As ventosas são de calibres diferentes e, geralmente, são de 1 tsun e de 3 tsun, etc. A boca da ventosa deve estar lisa. As ventosas são aplicadas principalmente no tratamento de: asma, dismenorréia, reumatismo, torções, dor abdominal, dor de estômago, resfriados.

Cromopuntura

Terapia que trabalha com a Cor e a Luz. No sistema terapêutico existe um trabalho com os pontos da Acupuntura, meridianos, centro de energia ou neurotransmissores, proporcionando o equilíbrio, emocional, mental e espiritual no corpo físico do Ser Humano. Para aplicação foram desenvolvidas especialmente 14 combinações de cores. Estas combinações relacionam-se com os 14 meridianos principais do corpo. Usando sua Luz cromática, intensa provoca alterações químicas durante a aplicação trazendo benefício para todas as células, auxiliando na cura de dores, insônia, depressões, estimulando a criatividade e o potencial existente dentro de cada indivíduo. A aplicação é feita através de um instrumento simples, que parece uma lanterna de mão, na qual se coloca uma ampola de cada vez com energias da cor, cristais, ervas, óleos etéricos. As ampolas iluminadas desempenham o papel de filtros vivos de energias, levando a Luz rica de propriedades curativas.

Sweda
Usando ervas especiais específicos para o desequilíbrio da pessoa, um banho a vapor herbário é administrado; ele abre os poros, cora e limpa o organismo. Seu efeito é melhor quando realizado após o Abhyanga.
Ela reduz dores no corpo, elimina toxinas, promove leveza, suaviza superfícies corporais ásperas, embeleza a pele, diminui a celulite.

Massagem Chinesa
Esta é baseada na teoria do jing luo ou meridianos e suas ramificações. De acordo com essa teoria, o corpo é uma rede ligada por meridianos que são canais por onde circulam o Qi, sangue e líquidos, para regular o Yin Yang, proteger contra patologias externas e conectar os orgãos internos com o exterior. A obstrução dos meridianos causam dores e está intimamente ligado com todos os problemas de saúde. A massagem também relaxa o jin, ou tendões, para aliviar espasmos, aumentar a flexibilidade, e alinhar as juntas, já que ambos afetam a fluência do Qi nos meridianos. Indicada para a prevenção e tratamento de diversas doenças. Bem como, para a manutenção da saúde em crianças, adultos e idosos, esta fundamentada na teoria dos meridianos por cujos canais circula a energia vital do ser humano.

Shiatsu
Técnica de massagem que tem como objetivo manter o equilíbrio entre o corpo e a mente. A técnica consiste numa compressão suave em vários pontos dos meridianos (caminhos de energia que percorrem o corpo). Os toques estimulam ou sedam a energia acumulada, melhorando o funcionamento dos órgãos de acordo com a necessidade de cada um. É uma terapia preventiva mas também pode ser usada como terapia complementar em certos tratamentos clínicos; também deve-se esta massagem em pessoas com inflamações, anêmicas e debilitadas fisicamente. Para pessoas que sofrem de osteoporose, os toques devem ser mais leves.

Acupuntura
Tratamento que restaura ou mantém a saúde pela inserção, em pontos determinados da pela, de agulhas especiais muito finas. Método utilizado pela milenar medicina tradicional chinesa que, a partir dos mesmos princípios filosóficos e com o mesmo raciocínio básico, usa também, para tratamentos ervas (fitoterapia), alimentos (dietética), massagens e exercícios físicos. Dentre os fatores causadores de doenças podem ser enumeradas as tendências congênitas, as emoções, desequilíbrios alimentares, drogas inaladas, ingeridas ou absorvidas, exposições a radiações e campos magnéticos, agentes climáticos. Não existem limitações: Desde bebês recém-nascidos, quando em geral a massagem dos pontos ou o uso de um estimulador que não penetra na pele é suficiente, até idosos em qualquer situação física.

Ki-Gong, Chi-Gong, Chi-Kung
É um meio efetivo de manutenção e recuperação da saúde. Ideal como complemento de quaisquer outras terapias. Beneficia o metabolismo e previne a maioria das doenças de meia idade tais como o endurecimento das artérias e articulações. O movimento constante e fluido estimula os sistemas circulatórios e respiratórios, dando flexibilidade ao corpo. Esteticamente corrige a postura que adquire nova segurança e nova presença. Produz um relaxamento progressivo das zonas em tensão. Regulariza o apetite. Age sobre a pele tornando-a mais macia, acalma a mente e o espírito. Reduz o stress.

Deslizamento Miofacial
Baseia-se na fáscia do músculo como função primária, para um bom alongamento das fibras musculares. Através de um toque, com pressão leve ou moderada, focado nos locais de restrições musculares, o terapeuta busca um aumento da circulação sanguínea na região, alterações bioquímicas locais, e dessa forma um alongamento da fáscia, e por conseqüência do músculo. A maioria das técnicas tradicionais visa o alongamento somente do músculo, esquecendo do componente fáscia. Se a fáscia não é trabalhada, o músculo retornará a sua posição original. Daí os resultados menos duradouros nas técnicas tradicionais.

Reiki
Permite que nossos canais energéticos mantenham-se limpos, alinhados, enquanto terapeutas ou praticantes. O Ki está presente na água, no ar, no fogo, e na terra. Podemos absorve-los das árvores, da terra, das plantas... A diferença básica do Reiki para outras técnicas de cura com energia, é que o Reiki é direcionado por uma Inteligência Superior. Isso não envolve doutrinas, crenças ou contradições para as Leis Universais de consciência Espiritual e Amor Incondicional. Não importa onde a pessoa está, em qualquer ponto de sua vida, Reiki harmoniza e abraça o centro filosófico. É uma prática segura e eficaz. Equilibra os sete chakras ou centros de força. É uma energia inofensiva, sem efeitos colaterais, sem contra indicação, compatível com qualquer tipo de terapia ou tratamento.

Shantala
De origem indiana, tendo seu surgimento perdido na história milenar. É aproveitado a capacidade natural que temos em termos saúde. Muitas vezes mães super protetoras, querendo ajudar seus bebês, exageram na quantidade de medicamentos oferecida á criança. Com esta massagem totalmente natural, sem uso do medicamento, conseguimos ativar o mecanismo de cura do bebê. Massagem aplicada em bebês para alívio natural de cólicas, facilita o relaxamento muscular deixando a criança mais calma, aparelho respiratório, atividade psicomotora, etc.

Moxa
Técnica que consiste em aquecer os pontos de Acupuntura pela queima de ervas, com a finalidade de aquecer o Qi e o Sangue dos Canais de energia Principais e secundários, para que se aumente o Yang Qi, a energia responsável pelas atividades energéticas do corpo. Seus objetivos são os de aquecer o Qi e o Sangue, para o tratamento das doenças provocadas pelo frio, e a de evitar a penetração deste quando o Qi vital enfraquece, como acontece em pessoas acima de 40 anos. A erva utilizada mais frequentemente é a artemísia seca ( Artemisia vulgaris ). Para a aplicação da moxa existem duas técnicas básicas: A direta e a indireta.

Massagem Tailandesa

Manipulação interativa do corpo usando alongamentos e leves pressões ao longo das linhas de energia. Esses movimentos trazem para o receptor da massagem, um incremento de flexibilidade, alivio muscular, estímulo de órgãos internos, balanço do sistema energético do corpo, calma relaxamento, rejuvenescimento do corpo e da mente e revigoramento do sistema nervoso. As técnicas são aplicadas em uma atmosfera meditativa e quieta, onde espaço é criado na estrutura esquelética e muscular fazendo com que o corpo ganhe flexibilidade e facilidade de movimentos. Tensão e elementos tóxicos são eliminados. A massagem tailandesa trata seu paciente com respeito encorajando-o à deixar de lado suas restrições físicas e emocionais, ultrapassando seus limites atuais.

Método Alexander

É um processo de reeducação postural, que busca a eficiência dos movimentos perdidos pelos anos de má postura e respostas musculares não naturais. A técnica focaliza na relação entre a cabeça, pescoço e torso, que quando estão alinhados, melhoram as funções musculares e permitem que o corpo se mova de uma maneira harmoniosa. São consideradas indicações: problemas como asma, dores de cabeça, cansaço, estresse musculares reagem muito bem ao tratamento, aumentando a autoconfiança, a vitalidade e proporcionando uma visão mais otimista da vida.

Quick Massage
Estimula o equilíbrio energético do corpo por meio do relaxamento muscular das regiões cervical, dorsal e membros superiores. Utiliza técnicas criadas a partir das massagens Shiatsu e Tui-ná. Indicada para redução do stress, prevenção da tendinite causada por movimentos repetitivos, alívio de dores, cansaço, desânimo. É indicada para diminuir o stress, relaxamento, ansiedade, insônia, realinhamento postural, cefaléia, trigger-points, encurtamento; e contra-indicado na gravidez, diarréia, febre, feridas abertas.

Massagem Tibetana

É uma das formas mais antigas de massagem encontradas na terra. É uma especialidade entre 6 tipos de terapias externas encontradas no Gyud-Zhi, um clássico da medicina tibetana. No quarto e último texto, a última seção tem o título de “Vento: massagem com óleo de gergelim”. São usados para tratar distúrbios como vento, dor de cabeça, palpitações, dor lombar, irregularidade menstrual, constipação e para sangramentos. É contra indicada para febre alta, inflamação, infecção e inchaço por retenção de líquido.
Quiropraxia
Utiliza apenas as mãos para recuperar e manter a saúde através da liberação dos impulsos nervosos bloqueados em articulações com dificuldades de movimentação. O tratamento pela quiropraxia é recomendado para casos como: dores no pescoço e nas costas, dor de cabeça, como as cefaléias, hérnia de disco, tensão, LER.

Anti- stress
Através de pressões, amassamentos, alongamentos, deslizamentos e outras técnicas que possam ser necessárias levam a pessoa a um relaxamento prazeroso (sem dor) e de duração razoavelmente prolongada, diminuindo o stress e até mesmo, eliminando juntamente com seus sintomas indesejáveis, deixando o paciente bem disposto no dia-dia. Indicado para: gastrite, palpitações, depressão, enxaqueca, dores nas costas, ansiedade.

Reflexologia
Prática da Medicina Natural que consiste na aplicação de pressões rítmicas em pontos reflexos específicos, localizados nos pés e nas mãos, e que correspondem à zonas diferentes do corpo. Essa técnica é usada para restaurar e manter o equilíbrio natural do corpo e estimular a cura. Com esse método, pode-se aliviar os mais variados males, como o Estresse, Angustia, Depressão, Ansiedade, Dor de Cabeça, Acne, Síndrome Pré-Menstrual, Asma, Problemas Digestivos, entre outros. Em caso de gravidez, pode ser adotado um tratamento diferente, evitando certos pontos reflexos, já que existem algumas evidências que sugerem que o estímulo em certos pontos reflexos dos pés, pode levar a contração uterina.
Rolfing
Para se ter uma boa saúde, o corpo precisa estar harmoniosamente relacionado com a força da gravidade. Qualquer desvio desta norma, requer energia extra dos movimentos dos músculos, e com o passar dos anos, a fascia (rede que sustenta os músculos e esqueleto) tende a endurecer, engrossar e perder sua plasticidade. Isto pode interferir com a respiração, digestão, circulação e sistema nervoso. Mudanças visíveis na postura, estrutura os velhos hábitos que não serão mais confortáveis. Assim começa uma nova fase de crescimento e descobertas.

Watsu
É uma massagem flutuante. Com a ajuda do terapeuta, você flutua confortavelmente em uma grande piscina de água morna, enquanto seus músculos são massageados, suas juntas mobilizadas e seus meridianos de energia desobstruídos. Essa massagem alonga e fortifica os músculos, e aumenta sua a flexibilidade e coordenação motora. Após a seção, você nota que teve uma magnifica oportunidade de ir muito além do relaxamento muscular e alívio de dores físicas. Quando o corpo relaxa profundamente, a mente acompanha este relaxamento, e o que fica, é a essência fundamental do ser.

Chavutti Thirummal
Nesta massagem o praticante desliza com os pés sobre o corpo do paciente untado com óleos medicinais. Para o equilíbrio durante as manobras, ele(a) se apóia em uma corda que pende do teto. A pressão do peso do(a) praticante ao deslizar com o pé, relaxa os músculos e libera o fluxo energético. Originou-se entre os praticantes destas duas artes afins. Eles recebem ao longo de seu treinamento e condicionamento físico massagem com regularidade para abilitá-los aos difíceis e puxados movimentos. De todos as formas de massagem, Chavutti é a que pode proporcionar pressão mais profunda com uniformidade. Neste estilo de massagem, o terapeuta desliza com os pés sobre o corpo do paciente untado com óleos medicinais. Para seu equilíbrio durante as manobras, ele se apóia em uma corda que pende do teto. A pressão do peso do praticante ao deslizar com o pé relaxa os músculos e libera o fluxo energético.

Tui Na
Técnica de massagem chinesa, de onde surgiram outras formas de massagem oriental, como o próprio Shiatsu.Técnica que emprega uma grande quantidade de manobras e manipulações para tratamento e prevenção de alterações nos pacientes. Indicada para a prevenção e tratamento de diversas doenças. Bem como, para a manutenção da saúde em crianças, adultos e idosos, esta fundamentada na teoria dos meridianos por cujos canais circula a energia vital do ser humano.

Thai Massagem

Originária dos tempos de Buda, a Thai-massagem floresceu na Tailândia há cerca de 2500 anos. Foi fortemente influenciada tanto pela medicina Ayurvédica indiana quanto pela medicina chinesa. O trabalho da Thai Massagem combina a estimulação do prana, o alongamento dos músculos, a flexibilidade das articulações e o relaxamento. Para receber esta massagem a pessoa deve estar vestida com roupas leves e confortáveis. Indicado para alívio das tensões, relaxamento, aumento da flexibilidade, promove a circulação sanguínea e o equilíbrio vital.

Patra Pinda Sweda

Tratamento no qual plantas frescas são misturadas a vários outros ingredientes herbáceos e amarrados em trouxinhas, que são imersas em óleo medicinal morno para massagear o corpo todo durante uma hora. É aplicado depois de Abhyanga. Indicado para dor lombar crônica, perda de função de uma parte ou membro inteiro, asperezas e inchaços, dor muscular, retarda o envelhecimento e rejuvenesce, dor Ciática, câimbras.

RPG- Reeducação Postural Global

A RPG acredita que cada indivíduo é um módulo único, onde cada doença repercutirá de uma forma em cada um. Assim é necessário tratar os doentes, e não a doença, já que toda agressão é automaticamente compensada pelos mecanismos destinados a suprimir a dor. Ao longo do tempo, essas compensações, geram outros problemas tais como fadiga, deformações, e dores secundárias. Trabalhando unicamente sobre a dor, de maneira sistemática e analítica, a reeducação clássica combate o efeito e não suprime a causa. Indicada para pessoas com dores nas costas, deformidades da coluna vertebral, reumatismos, insuficiências respiratórias, enxaquecas.

Do-In
Técnica de automassagem que atua através da estimulação de pontos estratégicos, de localização subcutânea, considerados pela tradição médico oriental como representantes energéticos das forças que regulam o funcionamento dos órgãos. A energia (Ki, para os orientais) desloca-se através dos pontos formando canais denominados meridianos. Cada meridiano corresponde, particularmente, a uma função orgânica.

Shiatsu facial
O shiatsu aplicado a essa área remove qualquer obstrução e aumenta o aporte de Ki, desse modo liberando as tensões e, como feliz efeito colateral, embelezando o parceiro. Como o falecido Mestre de shiatsu Shizuto Masunaga declarou em seu inglês inimitável: “Shiatsu na face não é apenas bom para alma, mas traz muita beleza!”.

Massagem Sueca
Esta é um conjunto de técnicas que objetivam relaxar os músculos, aplicando-se pressão sobre eles, contra músculos mais profundos e ossos. Essa pressão é feita sempre na mesma direção do fluxo do sangue para o coração. O sistema linfático e as veias, contam com a ação dos músculos, mais do que a pressão de bombeamento do coração, para operar (levar sangue de volta ao coração). Relaxamento muscular, aumentar a circulação, ajudar o metabolismo, fazendo com que o paciente conheça melhor o seu corpo, encontrando assim, a melhor maneira de usá-lo e posicioná- lo.
Um de seus principais objetivos é aumentar a velocidade venosa das extremidades do corpo. Além disso diminue o tempo de recuperação de pessoas que sofreram lesões musculares, estimulando o tecido que está com excesso de ácido lático, ácido úrico e outras perdas metabólicas.

Referências
CASSAR, M.P. Manual de massagem terapêutica: um guia completo de massoterapia para o estudante e para o terapeuta. São Paulo: Manole, 2001.
BIENFAIT, M. As Bases da fisiologia da terapia manual. Edição revista e atualizada São Paulo: Summus, 1989.
DOMENICO, G.; WOOD, E.C. Técnicas de massagem de Beard.4.ed. São Paulo: Manole, 1998.
GUYTON, ARTHUR C; HALL. Tratado de fisiologia medica. ed.9 Guanabara koogan, 1996.
LEDERMAN, E. Fundamentos da terapia manual: fisiologia, neurologia, psicologia. São Paulo: Manole, 2001.
fonte:Saúde Brasil

 

postado: luciano sousa
email:lucianofisiol@gmail.com
facebook:luciano sousa luciano sousa