terça-feira, 26 de junho de 2012

ARTROSE

Novidade no tratamento da artrose


Artrose: sintomas, tratamentos e causas

artrose, também chamada de osteoartrite, é uma doença que ataca as articulações promovendo, principalmente, o desgaste da cartilagem que recobre as extremidades dos ossos, mas que também danifica outros componentes articulares como os ligamentos, a membrana sinovial e o líquido sinovial. A cartilagem articular tem por função promover o deslizamento, sem atrito, entre duas extremidade ósseas durante o movimento de uma articulação. Seu comprometimento pode gerar dor , inchaço e limitação funcional. Apesar de poder danificar qualquer junta do corpo, a artrose afeta mais comumente as articulações das mãos, da coluna, joelhos e quadris.

Um tratamento experimental para 
artrose promete melhorar a vida de milhões de pessoas.
Se você sente algumas dores nas articulações, principalmente nos joelhos e nos quadris, ou percebe que seus dedos da mão
estão ficando mais grossos, atenção! Você pode ter artrose.
A medicina vem testando novos tratamentos. Um deles, apesar do nome estranho (PST), PST – Pulsed Signal
Therapy, promete resolver o problema para muitos doentes.
A artrose é conhecida como a doença da civilização. É o mal mais freqüente entre quem sofre de problemas de articulação.
Segundo o médico José Eid, trata-se de uma doença degenerativa que afeta todas as articulações, principalmente as articulações
de apoio, como quadris e joelhos. A cartilagem é o nosso amortecedor natural. Ela tem a função de absorver o impacto de movimentos simples, como caminhar, pular, correr.
É como uma esponja; tem 80% de água. Com o tempo, essa cartilagem pode desgastar provocando dores que atrapalham até mesmo as atividades mais rotineiras. Sete milhões de americanos tem dificuldade nas atividades básicas, como ir ao banheiro e colocar um anel. Predisposição genética e fatores relacionados a hábitos de vida, tais como obesidade, colaboram para o surgimento da artrose.
Mas não é só isso. Acredita-se que a prática exagerada de atividades físicas esteja colaborando para o aumento dos casos.
É importante fazer exercícios, mas com cuidado. Quando a artrose se instala, a tendência é que evolua . O agravante é que ela não fica restrita à cartilagem, podendo afetar outras partes do corpo.
A dor nas articulações leva a pessoa a se movimentar menos. Isso atrofia o músculo e pode causar uma alteração na estrutura
mecânica do corpo. Existem tratamentos convencionais para a doença. Antiinflamatórios, fisioterapias, cirurgia e próteses são os mais comuns.
Também há novidades na área, como o PST (em português, significa Terapia para Sinais Pulsados), que vem sendo estudado
no mundo há mais de uma década.
O equipamento de PST age criando um campo magnético na área afetada pela artrose.
Os sinais estimulam a troca de cargas elétricas e o que se espera é que isso regenere a cartilagem.
A terapia PST não é invasiva, nem medicamentosa. Cerca de 70% dos pacientes que experimentam o método apresentam
melhoras.
Os efeitos do tratamento começam a aparecer dois meses depois.
O único problema do PST é o custo: R$ 3,5 mil.
No estúdio, Ana Maria tirou dúvidas sobre o assunto com o médico João Gilberto Carazzato, chefe do Grupo de Medicina
Esportiva do Hospital das Clínicas de São Paulo.
Ele salientou que o primeiro sintoma da artrose é a dor nas articulações, seguida por inchaço e atrofia dos músculos.
A artrose é uma doença crônica, uma lesão na cartilagem que pode ser tratada com o fortalecimento da musculatura do
corpo. Mesmo depois de controlada a doença, a pessoa não pode cometer excessos. Muitas vezes, o paciente tem que mudar a forma de fazer exercício, diminuindo o impacto nas articulações. Por exemplo: se ela gosta de praticar corridas, deve optar pela bicicleta.
Outra atividade recomendada para quem tem artrose é a natação. O Dr. Carazzato diz que as pessoas devem saber o limite do corpo e fazer os exercícios de acordo com as suas capacidades
físicas.
O ideal é a pessoa fazer uma avaliação física e seguir um programa de exercícios específico para a sua estrutura muscular.
fonte: Dr. João Gilberto Carazzat

 

O osso e a cartilagem são tipos de tecidos conjuntivos globalmente semelhantes. Muitos estudos foram publicados nos últimos anos, nos quais se demonstra que os condrócitos (células da cartilagem) e os osteoblastos (células de formação óssea) surgem dos tecidos conjuntivos. Factores reguladores e de transcrição, nomeadamente Cbfa1, são essenciais para o desenvolvimento da cartilagem e do osso. Além disto, tanto o osso como a cartilagem respondem positivamente à pressão mecânica, fluxo de líquidos (com a transferência de cargas eléctricas), PEMFs e outros estímulos externos. Consequentemente, fracturas de difícil consolidação e pseudartroses têm sido tratadas com sucesso com a PST desde 1996.
Os efeitos positivos da PST, na formação de osso têm sido observados nos nossos estudos clínicos da Osteoporose. Estes resultados têm demonstrado um aumento da densidade óssea trabecular (esponjosa - camada mais interna do osso), nos pacientes tratados com a PST, em comparação com o grupo de controlo.
A percentagem de retorno do osso trabecular é significativamente mais elevado que o do osso cortical (camada externa do osso). Como na Osteoporose, o decréscimo inicial da densidade mineral é observada no osso trabecular, verifica-se o retorno a uma micro-arquitectura bem definida, o que é essencial à força e estabilidade, fazendo com que as ligações cruzadas aumentem significativamente e condicionem o máximo da capacidade de sobrecarga nas cavidades grandes do osso (comparáveis a um patíbulo).
O campo electromagnético pulsado emitido pelo tratamento PST Osteo, difere do sistema Ortho. Por essa razão são utilizados cartões de activação diferentes, que uma vez introduzidos no equipamento, activam um programa distinto.
Salienta-se no entanto que, um paciente com osteoporose e simultaneamente com outras patologias, como por exemplo a artrose, poderá beneficiar em ambas as situações, efectuando apenas um tratamento. No entanto, a eficácia na artrose é superior utilizando o sinal PST Ortho.
Na Alemanha, neste momento este tratamento está igualmente a ser utilizado como meio de prevenção, situação que se aconselha vivamente.
fonte:horaHNews


 

Fonte: 
Divulgação: luciano sousa
email:lucianofisiol@gmail.com
facebook:lucianosousa fisiologista