sábado, 2 de novembro de 2019

SISTEMAS TÁTICOS NO FUTEBOL

 Seja um expertize em suas análises táticas 

A evolução do esquema tático https://youtu.be/FZ4Sb82myi0

Esquemas táticos do futebol

No futebol, os esquemas táticos são as formas de um treinador organizar sua equipe dentro de campo
O que é sistema tático do futebol?
No futebol, os esquemas táticos (ou formações) são as formas de um treinador organizar sua equipe dentro de campo. As duas posições são: goleiro (ou guarda-redes,em Portugal) e os jogadores de linha. ... O primeiro esquema tático lógico foi o 4-2-4, quando se acreditava que o objetivo do futebol era marcar gols.

O que significa transição no futebol?
Pertencente ao grupo dos Jogos Desportivos Coletivos (JDC), o futebol tem na sua essência quatro momentos que estão presentes em qualquer partida que seja disputada e que independem do nível, local ou idade dos praticantes (desde níveis de formação até jogadores profissionais) envolvidos: defesa, transição defesa 

O que é uma transição ofensiva?
Dizer que as transições referem-se aos momentos de mudança de posse é bastante claro. Ou seja, a transição ofensiva se dá quando uma equipe recupera a bola, assim como a transição defensiva acontece quando a equipe sob análise perde a bola.
O que é sistema defensivo e ofensivo?
Sistema defensivo, é quando o esquema tático,prioriza a defesa, ele aumenta o número de jogadores que ficaram recuados e protegendo seu lado do campo, este sistema geralmente a equipe joga só com 1 atacante lá na frente, com a opção de um contra ataque.

O que é contra ataque no futebol?
Futebol
Nos esportes (desportos), o contra-ataque é quando um time sofre um ataque muito rápido, ex: O time X está atacando, mas o jogador perde a bola, então o time Y ataca com rapidez para tentar pegar a defesa desprevenida, sendo feito por 1 jogador ou até mesmo todos.

Como funciona o esquema tático 4-3-3?
 4-3-3 é conhecido como um esquema tático com quatro jogadores na defesa, três jogadores no meio-campo (com um ou dois volantes) e três jogadores no ataque (dois pontas e um atacante). ... E, no aspecto defensivo, os três homens de frente auxiliam na marcação dos laterais/volantes adversários.

O que é 4-4-2 no futebol?
4-4-2 é um esquema tático usado no futebol que consiste no esquema de usar 2 laterais, 2 zagueiros, 4 Meio-campistas e 2 atacantes e além claro do goleiro, sendo que dois são meias de defesa, ou seja, volantes.

Qual a diferença entre o primeiro e o segundo volante?
 segundo-volante é o meio-campista que atua cumprindo as funções de auxiliar o primeiro-volante na marcação dos meias adversários e amparar os meias de sua equipe a criar as jogadas de ataque, organizar o meio de campo e distribuir os passes. ... Quando o lateral sair pro jogo o volante tem que ficar na posição do mesmo. 

No Link Wikipedia, encontrará vários sistemas de jogos:
https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Esquemas_t%C3%A1ticos_do_futebol#Lista_de_esquemas_t%C3%A1ticos
Fonte: Wikipedia,Google 
https://blog.unisportbrasil.com.br/taticas-de-futebol
https://universidadedofutebol.com.br/evolucao-tatica-no-futebol-quais-novas-tendencias-o-que-pode-vir-por-ai/
https://www.diariodoscampos.com.br/noticia/como-evoluiu-o-esquema-tatico-no-futebol
Divulgação: Luciano Sousa 
Formação Acadêmica em Educação física e fisiologia do esforço pela UCB /RJ 
CBF Academy:Análista de desempenho no futebol 
Email:lucianofisiol@gmail.com