quinta-feira, 15 de outubro de 2015

TESTE ERGOESPIROMÉTRICO

TESTE CARDIOPULMONAR, POTÊNCIA AERÓBIA OU DO VO2 MAX

Resultado de imagem para TESTE ERGOESPIROMÉTRICO
Imagem:google

O teste consiste de uma avaliação médica fisiológica que determina o nível de aptidão física atual e o comportamento cardíaco frente ao esforço físico máximo atingido pelo avaliado (eletrocardiograma de esforço). A finalidade é detectar o Potencial Atlético e possíveis alterações orgânicas que possam ser fatores limitantes ou de atenção ao praticante.
A ergo espirometria é um procedimento não invasivo, utilizado para avaliar o desempenho físico ou a capacidade funcional de um indivíduo, conciliando a análise de gases espirados, variáveis respiratórias e oximetria.Esse método tem sido útil na determinação de fatores ligados a indicadores preditores de performance, identificação de intolerância ao exercício, determinantes de transição metabólica, avaliação clínica e terapêutica de diversas patologias, prescrição de intensidade do exercício, índices de eficiência respiratória e cardiovascular e custo energético. 
fonte :http://www.scielo.br/pdf/rbme/v12n6/a05v12n6.pdf
O limiar anaeróbico pode ser entendido também como o ponto de desequilíbrio entre a produção e a remoção do lactato. Quando o indivíduo faz exercícios, produz o lactato com intuito de gerar mais energia. Quando a intensidade do exercício é grande, o indivíduo produz muito lactato, que fica acumulado nos músculos, resultando em dores musculares (em decorrência da acidose muscular) e fadiga. Quanto maior o limiar anaeróbico, maior será sua capacidade de desempenho. (Evangelista, 2009)
Destina-se a pessoas de todos os níveis de condicionamento físico; desde o sedentário até o atleta de alto rendimento. O protocolo de um sedentário é sempre diferente ao de um atleta e/ou esportista.

Durante todo o período de avaliação, o avaliado permanece sob-rigoroso controle clínico através de medidas da pressão arterial, do monitoramento dos batimentos cardíacos e dos traçados eletrocardiográficos.

A realização deste teste tem se tornado cada vez mais importante para auxiliar na programação e avaliação da evolução do condicionamento físico, permitindo a prescrição da intensidade de carga ideal a ser aplicada durante a execução dos treinamentos.

Realizado em esteira, ciclo simulador (rolo para bicicleta) ou na wattbike (bike estacionária de alto rendimento), conforme a especificidade do esporte praticado.  Obtém-se dados como o Consumo Máximo de Oxigênio (VO2max), Limiares Aeróbio e Anaeróbio, Frequências Cardíacas e Gasto Calórico correspondentes, que serão essenciais para otimizar o aproveitamento cardiovascular, definindo precisamente a zona alvo para obtenção de resultados.

SEQUÊNCIA DOS PROCEDIMENTOS

1- Histórico de Saúde e Antecedentes Esportivos: preenchimento de Questionário Pré-Avaliação;

2- Exame Clínico (análise do questionário, entrevista e avaliação médica diagnóstica); 
3- Realização do Teste Ergoespirométrico (VO2max e Limiares Aeróbio e Anaeróbio) e interpretação dos traçados eletrocardiográficos;
Resultado de imagem para TESTE ERGOESPIROMÉTRICOImagem: google
4- Após a realização do teste, finalizamos com consulta médica para explicação e orientações sobre os resultados obtidos, e que serão utilizados como parâmetros para que você possa obter o máximo de benefícios durante a prática esportiva.

Follow-up: após 6 meses ou num prazo mais curto, dependendo de suas necessidades o avaliado é comunicado da necessidade e dos benefícios de uma reavaliação.
 

RECOMENDAÇÕES PARA O TESTE

CRITÉRIOS PARA SUA REALIZAÇÃO
  • No dia do exame, se possível trazer os testes ergométricos e/ou ergoespirométricos realizados nos últimos dois anos;
  • Caso faça uso de medicamentos, não os suspenda, a não ser que seu médico tenha autorizado. Mantenha a rotina de horários;
  • O teste não deve ser realizado na presença de febre, estado gripal, infecções agudas, enxaqueca, diarreia, gestação ou problemas de coluna que impeçam à caminhada rápida e/ou a corrida.
PREPARO
  • No dia do teste, não realizar exercícios físicos nem ingerir bebidas alcoólicas e/ou energéticos que contenham cafeína; Não realizar treinos com duração acima de 2 horas na véspera do teste;
  • Alimente-se com refeição leve até 1 hora antes do teste de esforço; Não realize a avaliação em jejum;
  • Mantenha-se hidratado;
  • Fumantes, se possível não fumar no dia do teste;
  • Comparecer com roupas apropriadas e confortáveis para o exercício (shortsbermuda ou calça leg, camiseta e tênis; Para as mulheres recomendamos "Top de ginástica", pois o tórax deve ficar o mais livre possível para a colocação dos eletrodos na pele; Para os homens, pode haver a necessidade de realizar tricotomia - raspagem dos pelos, em alguns locais do tórax para permitir uma melhor fixação dos eletrodos);
  • Traga toalha e produtos de higiene pessoal para banho após o teste, se necessário. 

IMPORTANTE:
Siga as instruções acima para que sua avaliação seja a mais precisa possível; 
Equipe SportsLab
http://www.scielo.br/pdf/rbme/v12n6/a05v12n6.pdf

  
Postado: luciano sousa
email:lucianofisiol@gmail.com
facebook:lucianosousa lucianosousa