sábado, 15 de setembro de 2012

COMO MELHORAR SUA POSTURA

Uma boa postura é uma maneira fácil e muito importante para manter a mente e o corpo saudável. Quando você mantém a postura correta, o seu corpo está em alinhamento com ele mesmo. Isso pode aliviar problemas comuns, como dor nas costas, dores de cabeça e fadiga. Ter uma boa saúde em geral e sentir-se bem com você mesmo também vai aumentar a sua autoconfiança. Veja algumas formas de desenvolver e manter uma boa postura.

Método 1 de 9: Postura geral

  1. Improve Your Posture Step 1.jpg
    1
    Saiba o que é uma boa postura. Isto nada mais é do que manter seu corpo em alinhamento. A figura de uma boa postura é quando de pé, ter as costas retas, ombros quadrados, queixo elevado, peito para fora, barriga para dentro. Se você é capaz de traçar uma linha reta da sua orelha através do seu joelho, quadril, ombro, até o meio do seu tornozelo, então, a sua postura é excelente.
    • Em frente a um espelho, alinhe suas orelhas, ombros e quadris. O alinhamento adequado coloca suas orelhas levemente em direção acima de seus ombros, e acima de seus quadris. Mais uma vez, esses pontos traçam uma linha reta, a coluna, porém, se curva, levemente, em um 'S'. Você verá que isso não dói nada. Se você sentir dor, olhe para a lateral do seu corpo no espelho e verifique se você está forçando suas costas em uma posição não natural.
    • A coluna tem três curvas naturais que você precisa para manter. Estas são as curvas encontradas na base do pescoço (curva cervical), na parte superior das costas (curva torácica) e na base da coluna vertebral (curva lombar). Ao se manter de pé, certifique-se de que o seu peso esteja distribuído uniformemente sobre os seus pés. Você pode ter a sensação de estar se inclinando para frente, e, ter uma aparência estranha, isso, porém, não é verdade.
    Anúncio
  2. Improve Your Posture Step 2.jpg
    2
    Treine os seus músculos. Exercícios que fortalecem os músculos na parte superior das costas e ombros ajudarão você a manter uma boa postura. Não é preciso desenvolver um corpo de bodybuilder, o mais importante é construir "memória muscular" para que você, inconscientemente e naturalmente, mantenha a postura correta sem esforçar. Tente o seguinte, com ou sem halteres:
    • Exercício Um
      • Enquadre a sua postura: a cabeça, na posição vertical, de modo que suas orelhas fiquem alinhadas sobre seus ombros.
      • Estique e eleve os braços ao longo das orelhas e acima da cabeça.
      • Dobre antebraços para dentro, em direção aos ombros, em um esforço para tocar as omoplatas com os dedos.
      • Faça 10 repetições com ambos os braços, depois faça 10 repetições para cada braço, alternativamente.
    • Exercício Dois
      • Alinhe as orelhas com os ombros, como feito no Exercício Um.
      • Eleve ambos os braços nas laterais até a altura dos ombros; conte até 10, vagarosamente, mantendo essa posição.
      • Desça os braços lentamente, contanto até 10.
      • Eleve novamente os braços contando até 10.
      • Repita 10 vezes, verificando constantemente o do corpo alinhamento. Se dez repetições for muito para iniciar, faça apenas quantas vezes você puder aguentar. Você deve, pelo menos, sentir um cansaço leve nos músculos do ombro.
  3. Improve Your Posture Step 3.jpg
    3
    Imite um pinguim. Enquanto você espera uma página da Web carregar, torradas ou pipocas ficarem prontas, ou o micro-ondas dar o sinal de que sua comida está pronta, coloque os cotovelos ao lado do corpo e toque os seus ombros com as mãos.
    • Mantenha as mãos em seus ombros e as suas orelhas alinhadas, levante os cotovelos (conte até dois) e desça-os novamente (conte até dois). Repita esses movimentos durante todo o tempo de espera. Você ficará surpreso(a) com a quantidade de exercício feita em 30 segundos.
  4. Improve Your Posture Step 4.jpg
    4
    Faça alongamentos. Isso pode ajudar muito se você tem dor nas costas ou no pescoço. Exercícios de alongamento também são bons quando feitos durante o dia, se o seu trabalho exige que você fique sentando(a) por longos períodos..
    • Vire ou estique a cabeça em todas as quatro direções sobre os seus ombros (para frente, para trás, esquerda, direita), e massageie suavemente o pescoço. Evite fazer movimentos circulares, pois isso pode causar ainda mais tensão.
    • Fique de quatro e curve suas costas para cima, como se fosse um gato, e depois faça o contrário, curvando a coluna para dentro. Imagine-se sendo capaz de colocar uma tigela no oco das suas costas.
    • Repita esses exercícios algumas vezes por dia. Fazê-los na parte da manhã ajudará o corpo a livrar-se da letargia muscular após o sono, e periodicamente ao longo do dia, ajudará a aumentar o seu nível de energia sem precisar fazer um treino pesado.
  5. Improve Your Posture Step 5.jpg
    5
    Pratique ioga. Ioga é excelente para a postura, e para a sua saúde em geral. Ela também pode melhorar o seu equilíbrio. Exercícios de ioga trabalham os músculos do núcleo, tornando-os mais fortes e ajuda você a manter um alinhamento corporal adequado.
    • A ioga também vai ajudar ensinando-lhe sobre como manter uma postura ereta quando você estiver sentado(a), em pé e andando. Inscreva-se em uma aula, ou procure vídeos instrutivos no YouTube.

Método 2 de 9: Postura em pé

  1. Improve Your Posture Step 6.jpg
    1
    Encontre o seu centro. Postura ereta adequada é quando você mantém alinhamento e equilíbrio. Isto também lhe dá um ar de confiança. Aqui estão algumas dicas para que você possa manter a postura correta quando estiver em pé:
    • Coloque os pés na largura dos ombros, a mesma postura que você usaria para fazer certos exercícios ou outras atividades físicas.
    • Mantenha-se ereto(a). Isto é, obviamente, a chave para ter uma boa postura em pé. Á medida que você começar a desenvolver hábitos de boa postura, isso vai se tornar uma segunda natureza.
    • Mantenha o seu peso sobre a parte anterior dos seus pés. Quando você coloca o seu peso sobre os seus calcanhares, sua postura será de desleixo. Em vez disso, levante-se, faça um esforço para repousar o seu peso corporal sobre o metatarso (parte mediana do pé) de cada pé, e perceba como o resto do seu corpo fica bem alinhado. Depois, balance-se para trás para que o seu peso repouse em seus calcanhares. Observe a forma como todo o seu corpo muda para uma postura "desleixada" com este único movimento.
    • Mantenha seus ombros quadrado. Isto pode parecer pouco natural no início, se você não ainda não tiver desenvolvido hábitos de boa postura. No entanto, da mesma forma como manter-se ereto(a) isso vai se tornar uma segunda natureza.
    • Incline a cabeça levemente para trás e para cima. Imagine-se estendendo a mão para o teto com a parte superior de sua cabeça. Mantenha sua cabeça alinhada com o pescoço e com a coluna ao fazer isso, o que não somente vai melhorar a sua postura, mas fará também com que você pareça mais alto(a). Experimente!
  2. Improve Your Posture Step 7.jpg
    2
    Deixe o seu corpo acostumar-se com a sensação. Fique em pé com as costas contra uma porta ou parede, com a parte traseira de sua cabeça, os seus ombros, e seu bumbum apenas tocando a superfície. Se a sensação for estranha e desconfortável, não se preocupe, em pouco tempo você irá se sentir desconfortável não mantendo essa posição.

Método 3 de 9: Postura ao andar

  1. Improve Your Posture Step 8.jpg
    1
    Comece com uma boa postura em pé. Andar mantendo o corpo em uma posição correta é simplesmente uma extensão de ficar em pé corretamente. Mantenha sua cabeça erguida, ombros para trás, peito para fora, e os olhos fixos para frente.
    • Evite empurrar a cabeça para frente.

Método 4 de 9: Postura ao sentar

  1. Improve Your Posture Step 9.jpg
    1
    Sente-se direito! Quantas vezes sua mãe lhe disse isso? Conselhos como este, juntamente com "coma o todo o legume do prato", ou "vá ao banheiro antes de dormir" forma postos de lado pela maioria das pessoas. Sua mãe estava certa, no entanto, pelo menos sobre a sua postura. Agora, especialmente, quando muitos de nós passamos a maior parte do dia sentado, é importante seguir essas orientações básicas, tanto para a sua postura e quanto para a sua saúde.
    • Se você trabalha longas horas sentado(a), use uma cadeira ergonomicamente e projetada para a sua altura e peso. Se isto não for possível, tente usar uma pequena almofada para o apoio lombar.
    • Alinhe as costas com a parte de trás da cadeira. Isso vai ajudá-lo(a) a evitar curvar-se ou inclinar-se para a frente, o que algo que você pode encontrar-se fazendo depois de passar um longo tempo sentado(a) a sua mesa.
    • Tal como acontece com a postura em pé, mantenha os ombros em linha reta e quadrado, a cabeça na posição vertical, e o pescoço, costas e calcanhares estarão todos alinhados.
    • Mantenha os pés no chão ou apoio para os pés (se seus pés não alcançam todo o caminho até o chão).
    • Ajuste sua cadeira e sua posição para que seus braços fiquem flexionados, e não esticados. Tente manter os cotovelos em um ângulo de 75 -90 graus. Se eles estiverem muito esticados, você está sentado(a) muito para trás, e se eles formam um ângulo de mais de 90 graus, ou você está sentado(a) muito perto da mesa, ou o seu corpo está deslizando na cadeira.
  2. Improve Your Posture Step 10.jpg
    2
    Mude de posição. Ainda que você esteja mantendo a posição ideal quando sentado(a) na melhor cadeira do mundo (e é duvidoso que tal cadeira exista), é necessário levantar-se e alongar o corpo por alguns minutos de tempo em tempo. O seu corpo não foi feito para ficar sentado o dia inteiro, e estudos recentes mostraram que o fato de ficar sentado por longos períodos de tempo é um fator de risco para todas as causas de mortalidade, independentemente da atividade física. Mova-se!

Método 5 de 9: Postura ao dirigir

  1. Improve Your Posture Step 11.jpg
    1
    Comece por assumir uma boa postura sentada. A posição adequada não é recomendada simplesmente por causa de uma boa postura, mas é também importante por questões de segurança mais práticas. O assento e sistemas de proteção do seu automóvel foram projetados para pessoas que se sentam corretamente, e pode realmente ter um impacto sobre a segurança em caso de colisão.
    • Mantenha sua costas eretas contra o assento do carro.
    • Ajuste seu assento para manter uma distância adequada dos pedais e do volante. Se você está inclinando-se para frente, esticando os dedos dos pés, ou esticando os braços para chegar ao volante, então, você está muito longe. Se você está curvado(a) com o queixo no topo do volante, então você está muito perto.
  2. Improve Your Posture Step 12.jpg
    2
    Ajustar o encosto de cabeça. O encosto deve ser ajustado para que o meio de sua cabeça repouse contra ele. Incline-o conforme necessário, para manter uma distância de não mais de 10 cm entre a parte de trás de sua cabeça e o resto cabeça.

Método 6 de 9: Ao carregar peso

  1. Improve Your Posture Step 13.jpg
    1
    Evite lesão nas costas. Levantar e transportar cargas extras e apresenta problemas de equilíbrio que não fazem parte da sua estrutura física cotidiana. Levantar ou carregar objetos sem levar em conta a sua fisiologia pode causar desconforto, dor, ou em alguns casos, lesões graves. Aqui estão alguns conselhos para uma postura adequada ao carregar peso.
    • Quando você estiver levantando algo do chão mais pesado do que o seu gato, dobre sempre os joelhos, e não a cintura. Os músculos das costas não são projetados para levantar peso, mas sua perna e os músculos do estômago são. Use-os corretamente.
    • Se você faz muito trabalho pesado, como parte de treinamento físico ou como parte de seu trabalho, considere o uso de um cinto de suporte. Isso pode ajudá-lo(a) a manter uma boa postura ao levantar-se.
    • Mantenha os objetos perto do corpo. Quanto mais próximo ao peito você manter objetos grandes ou pesados , menos você usará a parte inferior das costas, quando carregá-los. Em vez disso, o trabalho é feito com os braços, peito e parte superior das costas.
      • Tente segurar um saco de farinha (ou qualquer outra coisa) de 2,5 kg, e segure-o com os braços esticados. Agora, lentamente traga-o para mais perto do seu peito e sinta como os diferentes grupos musculares entram em ação à medida que você faz isso.
    • Equilibre a sua carga para evitar tensão muscular e fadiga. Se você estiver carregando uma mala pesada, por exemplo, troque de mãos com frequência. Você vai saber quando deve trocar.

Método 7 de 9: Ao dormir

  1. Improve Your Posture Step 14.jpg
    1
    Durma profundamente. Ainda que você não seja capaz de manter uma determinada postura durante o sono, a posição em que você dorme pode ter um efeito sobre a sua postura durante o dia.
    • Usar um colchão mais firme vai ajudar a dar o apoio adequado para as costas.
    • Dormir de costas vai ajudar a manter os seus ombros retos, e geralmente é mais confortável para as costas do que dormir de bruços.
    • Se você prefere dormir de lado, tentar colocar um travesseiro pequeno entre os joelhos para ajudar a manter a sua coluna alinhada e reta.
    • Use um travesseiro para dar o suporte adequado e alinhamento para a cabeça e ombros. Não exagere na altura dos travesseiros, pois a sua cabeça pode curvar em uma posição não natural, o que irá prejudicar a sua postura e você vai acordar sentindo o corpo rígido, dolorido, e com a sensação de que dormiu mal.

Método 8 de 9: Treine os músculos de núcleo

  1. Improve Your Posture Step 15.jpg
    1
    Fique em forma. Para manter todo o sistema musculoesquelético em sintonia para apoiar a sua postura, é importante manter-se em forma. Experimente estas dicas:
    • Deite-se de costas com as suas pernas curvadas em cerca de 90 graus na altura dos joelhos, e os pés no chão.
    • Empurre o umbigo em direção a coluna e mantenha essa posição. Este é um tipo diferente de contração do que as feitas em abdominais (contrações abdominais você sente mais à frente do seu estômago, enquanto estas você sente no interior da barriga e na direção das costas).
    • Mantenha a contração por 10 segundos, e repita 8 vezes. Faça isso diariamente.
    • Mantenha a postura correta mesmo se você estiver ficando cansado(a) e não estiver usando outros músculos, como os músculos das costas e do glúteo.
    • Respire normalmente durante este exercício, já que você está treinando o seu núcleo para manter esta posição durante as atividades normais da vida diária.

Método 9 de 9: Outros meios úteis para melhorar a postura

  1. Improve Your Posture Step 16.jpg
    1
    Imagine uma corda. Visualize uma corda no topo da sua cabeça puxando você suavemente em direção ao teto. Técnicas de visualização como esta pode orientar o seu senso de posição e altura adequadas de forma eficaz.
  2. Improve Your Posture Step 17.jpg
    2
    Peça alguém para marcar com fita crepe um X gigante nas suas costas de um ombro até o quadril oposto. Em seguida, faça uma linha reta de fita de um ombro ao outro fechando a parte superior do X. Mantenha isso nas costas durante o dia, para ajudar a treinar a posição das costas. Isso funciona muito bem se você manter os ombros para trás antes de pregar a fita; use uma fita larga e não elástica, troque a fita diariamente.
  3. Improve Your Posture Step 18.jpg
    3
    Evite andar de um jeito desleixado. Não deixe de tentar andar como se você tivesse equilibrando livro sobre a sua cabeça.
  4. Improve Your Posture Step 19.jpg
    4
    Visualize uma cor. Se você precisa de ajuda para se lembrar de manter a sua postura, pense em um objeto ou cor. Toda vez que você pensar nesse objeto/cor, verifique a sua postura.
  5. Improve Your Posture Step 20.jpg
    5
    Concentre-se em suas panturrilhas. Deixe sua postura e equilíbrio apoiarem-se mais em suas panturrilhas. Tente fazer isso naturalmente, e coloque mais elasticidade nos seus passos. Você verá que isto vai permitir que o resto da parte superior do seu corpo relaxe e assuma uma postura mais ereta aliviando a pressão das suas costas, ombros e pescoço, e trabalhando os seus músculos abdominais. Isto é ótimo, já que panturrilhas e abdominais fortes são o máximo!
    Anúncio

Dicas

  • Seja paciente. Corrigir a má postura pode levar um longo tempo, especialmente se você manteve uma má postura durante anos.
  • Não contraia os seus músculos quando você estiver assumindo uma postura reta. Isso só vai forçar as articulações e os músculos, o que afeta o esqueleto, e, consequentemente, a sua postura e até mesmo a maneira como você se move e respira. Tente relaxar, mas se você sentir dores nas costas, você provavelmente está causando tensão muscular desnecessária. É importante diferenciar entre dores nas costas e exaustão muscular. Tendo em vista que a postura correta é algo novo, os músculos necessários para mantê-la ainda não estão fortes o suficiente. Uma diretriz para isso é que, se for preciso se esforçar para respirar, realinhe a sua postura. Deixe sua respiração orientá-lo(a)! Pode levar semanas para corrigir os desequilíbrios musculares e isto é um trabalho muito difícil, contudo, vale a pena.
  • Se sua cabeça não está reta, então você não está devidamente alinhado(a). Mantenha a cabeça no nível que lhe permite olhar diretamente à frente sem ter que virar os olhos para cima. Se você não for capaz de fazer isso sem sentir tensão em seu pescoço, isso significa que você está causando tensão muscular desnecessária.
  • Outro grande benefício de manter a cabeça reta, e os ouvidos/ombros/quadris alinhados é uma melhoria na sua autoestima e atitude. Esta postura faz com que você pareça e se sinta mais confiante, o que melhora a sua atitude e humor, tornando mais fácil andar com a cabeça erguida.
  • Experimente estes passos para entrar em alinhamento: empurre os ombros para frente, em seguida, eleve-os um pouco, depois, levá-los para trás, e por último relaxe. Isso o fez sentir-se bem? Se os seus ombros estão um pouco rígidos ou tensos você pode estar tendo tensão muscular desnecessária.
  • Considere usar uma camiseta especial, destinadas a ajudar postura; tal camiseta ajuda a fortalecer os músculos das costas e faz os seus ombros trabalharem para manter a postura correta durante todo o dia.
  • Algumas pessoas nascem com uma anomalia nos pés, o que resulta em má postura. Isso pode ser corrigido com uma pequena cirurgia (para os casos mais graves), ou com o uso de palmilhas ou calçados ortopédicos.
  • Existe também um tipo específico de corretor postural que tem a função de puxar os ombros para trás ajudando na correção de problemas posturais.
Anúncio

Avisos

  • Não continue a fazer exercícios se você sentir dor, estalos nas articulações, tensão nos músculos ou mais do que um ligeiro cansaço. Isso não vai fazê-lo alcançar o seu objetivo chegar mais rápido, mas ira frustrá-lo(a) e será menos provável que você continue os exercícios, assim como colocá-lo(a ) em risco de ferimentos graves. Se o seu limite for três repetições, faça três repetições ao se levantar, três depois do almoço, e mais três antes de ir dormir. No dia seguinte, você será capaz de fazer quatro, depois 7, até chegar a 10 repetições.
  • Qualquer pessoa que tenha ou teve uma lesão no pescoço, joelho ou na área pélvica não deve tentar corrigir a sua postura por sem aconselhamento médico. Isto poderia danificar ainda mais o corpo. Contate o seu médico ou um fisioterapeuta antes de tentar mudar o seu alinhamento.
  • Há muitos pontos sobre o sentido proprioceptivo que são difíceis de descrever em palavras e ainda mais difícil de compreender e traduzir em movimento. Se os exercícios nesta página não resultarem em um movimento mais fácil, incluindo um aumento da amplitude de movimento, que você possa perceber imediatamente, pare e procure ajuda de profissionais devidamente treinados para melhorar a sua postura, em vez de repetir indefinidamente as instruções aqui descritas.
  • A osteopatia é recomendada pelos médicos. Outras terapias incluem quiropraxia, acupuntura e da Técnica Alexander[1](que é especializada em melhoria da postura). Além disso, há muitos campos alternativos criados com a intenção de melhorar a postura e fitness que ainda não foram confirmados por testes científicos e ainda não são reconhecidos pelas companhias de seguros.
  • Se você decidir ter aulas de boa postura é aconselhável verificar referências dos conselhos que lhe estão sendo dados. Os profissionais de um campo específico recomendarão alguém que tenha sido devidamente treinado e licenciado. Ter uma referência pessoal de eficácia também é recomendado, mesmo quando uma determinada área de tratamento ou de estudo tenha sido referida pelo seu médico.
  • É importante notar que sempre que uma pessoa começa a tentar corrigir sua postura ele ou ela irá, provavelmente, sentir dor após os exercícios e após manter uma boa postura por algumas horas. A razão para isso é que o corpo se acostumou a ficar na posição incorreta por há algum tempo, e agora está tentando se adaptar a algo novo.

       POSTURA, EXERCÍCIOS, ALONGAMENTOS E  FORTALECIMENTO MUSCULAR 



A  postura, e os exercícios de alongamento e fortalecimento muscular são fatores imprescindíveis. O indicado é praticá-los diariamente. Além disso, outras dicas são indispensáveis para manter a postura sempre em dia, como evitar carregar pesos (acima de 10% do seu peso corporal) durante as atividades diárias, bem como arrastar móveis por longas distâncias ou por muito tempo; não ficar em postura estática, em pé, sem alternâncias de posicionamento; não permanecer em atividades com os membros superiores suspensos nem ficar com a coluna cervical flexionada por longos períodos.


 14 exercícios mais indicados para melhorar a sua postura:

exercicios para melhorar a postura - 1 ao 5
Faça essa série de exercícios diariamente para garantir uma postura sempre em dia
Foto: Divulgação
1. Em pé, de frente para uma parede, mantenha uma das pernas semi-flexionada, enquanto a outra fica atrás, reta. Flexione o tronco para frente, apoiando-o com os braços sobre a parede por 10 segundos. Depois, alterne a posição dos membros inferiores.
2. Em pé sobre uma das pernas, apóie a mão em uma parede. Flexione a outra perna para trás e segure o tornozelo com a mão. Pressione a parte inferior da perna para baixo, contra a resistência que a mão exerce, durante 20 a 30 segundos. Repita com a outra perna. 
3. Fique em pé de frente para um apoio na altura do quadril (pode ser uma cadeira). Eleve uma das pernas e posicione-a sobre esse apoio. Incline suavemente o tronco para frente. Fique na posição por 20 segundos e, depois, repita o processo com a outra perna.
4. Alongue passivamente os músculos da parte posterior da coxa, inclinando o tronco e os braços para frente e para baixo. Você pode segurar a parte inferior das pernas na parte mais baixa possível. Isto facilitará manter as costas retas. Fique na posição por 30 segundos.
5. Em pé, eleve os braços acima da cabeça, entrelaçando as mãos e direcionando as mesmas para cima. Fique na posição por 30 segundos.
exercicios para melhorar a postura - 6 ao 10
Exercícios de alongamento e fortalecimento muscular são indispensáveis para uma boa postura
Foto: Divulgação
6. Ajoelhada, coloque as mãos um pouco à frente dos joelhos, com as mãos voltadas para trás e os polegares para os lados. Mova o corpo ligeiramente para trás até sentir uma tensão na parte interna dos antebraços (agora voltados para frente). Fique nesta posição por 15 segundos.
7. Em pé, posicione os braços para trás do corpo, tencionando-os com as mãos entrelaçadas. Fique na posição por 30 segundos.
8. De frente para uma mesa, incline o tronco para frente até conseguir posicionar as mãos sobre ele, tentando levá-lo para baixo. Mantenha a posição por 30 segundos.
9. Em pé, costas voltadas para a parede. Realize o movimento de semi-rotação do tronco na direção diagonal e para trás suavemente, alternando o movimento. Faça 20 segundos de cada lado. 
10. Flexione um dos braços para trás e para baixo em direção às costas. Com a mão oposta, pressione o cotovelo mais para trás e mais para baixo. Fique nesta posição por 15 segundos e sinta o alongamento na parte posterior do braço e na parte superior do peito. Depois, repita o processo com o outro braço.
exercicios para melhorar a postura - 11 ao 14
Além de praticar esses exercícios, fique atenta à sua postura no local de trabalho e nas
atividades do dia a dia
Foto: Divulgação
11. Estenda o braço para trás e para cima, de forma passiva, apoiando-se em uma parede. O alongamento também pode ser feito com ajuda de um companheiro de exercícios, que segurará seus pulsos. Faça o movimento por 20 segundos em cada braço.
12. Sentada, mova os calcanhares na direção das nádegas, puxando os tornozelos. Empurre levemente os joelhos para os lados com os cotovelos, o máximo que conseguir. Flexione ligeiramente o tronco para frente e mantenha o alongamento por 20 a 30 segundos. A tensão será sentida na parte interna das coxas.
13. Sentada, flexione os joelhos e coloque uma das pernas sobre a outra (posição de cruzar as pernas). A perna de baixo deve estar virada um pouco mais para dentro e para baixo. Pressione a parte inferior da perna para cima e para fora o máximo que puder, contra a resistência exercida pela perna de cima, durante 20 segundos. Depois, repita o processo na outra perna.
14. Deitada sobre um colchão, apóie os pés no solo. Entrelace os dedos e eleve os braços por sobre a cabeça, esticando-os para cima ao mesmo tempo em que puxa os pés para baixo (direções e sentidos opostos dos membros ). Mantenha-se nessa posição por 10 segundos.

  Quando utilizamos posturas inadequadas, produzimos esforços excessivos sobre os sistemas muscular, esquelético e articular.

Quer seja em repouso ou em atividade, os vícios posturais e movimentos repetitivos podem desencadear uma série de problemas relacionados à coluna, como dores agudas, sensação de "queimação" nos músculos e até mesmo dor crônica e incapacitante.
Isso acontece porque todos nós possuímos eixos e planos para realizar movimentos e, quando mudamos essa trajetória, adicionamos uma condição de irregularidade e contrariamos o equilíbrio corporal, o que representa um dos principais fatores de risco das doenças que afetam a coluna.
Por isso, é muito importante desenvolver um equilíbrio postural, observando nossa postura no dia a dia, seja no trabalho, em tarefas domiciliares entre outras atividades cotidianas. 
FONTE:  Sociedade Brasileira de Fisioterapia


  

contato: 
email: lucianofisiol@gmail.com
        facebook: luciano sousa luciano sousa