segunda-feira, 1 de junho de 2020

A IMPORTÂNCIA DA SALIVA NA DIGESTÃO

A IMPORTÂNCIA DA SALIVA NA DIGESTÃO

"Dito isso, cuspiu na terra e, tendo feito lodo com a saliva, aplicou-o aos olhos do cego" (João 9:6).

Produzimos, por dia, cerca de 1 litro de saliva. Trata-se de um fluido aquoso, transparente, que é secretado pelas glândulas salivares que estão localizadas diretamente na cavidade bucal. 

A saliva possui dois tipos de secreção:

1° Uma secreção que contém PTIALINA, uma enzima que faz a digestão de amido.
2° Uma secreção que contém MUCINA, responsável por lubrificar a boca e proteger as superfícies dessa região.

"A comida deve ser ingerida devagar, completamente mastigada. Isso é necessário para a saliva ser devidamente misturada com o alimento, e os sucos digestivos chamados à ação." (A Ciência do Bom Viver, p. 305)

A saliva tem pH entre 6,0 e 7,0, faixa favorável à ação digestiva da PTIALINA. O pH é uma escala usada para medir acidez, neutralidade ou alcalinidade de uma solução, ou seja, pH < 6 é ácido, = 7 é neutro e > 8 é alcalino, em uma escala de 0 a 14. 

Quando ingerimos durante a refeição qualquer bebida que mude o pH bucal para faixas diferentes daquelas que a saliva necessita, a PTIALINA é inativada, dessa forma, a digestão do amido (presente na batata, arroz e trigo) que deveria começar na boca é retardada e sobrecarregará o estômago que deveria receber o amido já quebrado em partes menores. Para termos uma ideia, o refrigerante tem pH médio de 2,6. Ao contrário do que se diz, ingerir refrigerante junto com os alimentos não "ajuda na digestão", na verdade, como vimos, faz é retardar a digestão pela inativação da enzima PTIALINA presente na saliva e responsável pela quebra do amido, o carboidrato mais comum na alimentação humana.
Fonte: fisiologia médica,2020