quarta-feira, 18 de julho de 2012

ANABOLIZANTES O CONSUMO SE TORNA VICIO

ANABOLIZANTES
O consumo desordenado de anabolizantes e sem orientações, especialmente entre jovens fisiculturistas e atletas, tem sido registrado com freqüência cada vez maior em vários países e diversos estudos têm demonstrado os danos à saúde causados pelo seu uso. 
Um dos principais desejos de grande parte da população, especialmente entre os jovens, é ter o corpo perfeito e formas definidas. Mas muitos também querem conquistar os músculos com pouco sacrifício, sem ter que se dedicar anos aos exercícios físicos e à dieta balanceada. Para estes os milagres prometidos pelos esteróides anabolizantes são tentadores com resultados rápidos e “baixo custo”.
As facilidades de comprar o produto, apresentados por amigos ou até mesmo por instrutores que se fazem passar por especialistas no assunto, levam os jovens a rapidamente divulgar aos outros os satisfatórios efeitos e as maravilhas dos resultados musculares. Porém, cedo ou tarde os problemas começam a aparecer e às vezes os danos ao organismo são irreversíveis. Os males vão desde a dependência psicológica até um ataque cardíaco fulminante.  fonte:Corpo Saun

Nos Estados Unidos, os médicos e pais já estão em alerta: há uma quantidade enorme de crianças de 10 anos usando esteróides anabolizantes para ficarem fortes, comprados no mercado negro, já que desde 1990 são "medicamentos controlados". Uma pesquisa da Universidade de Massachusetts constatou que 38% das crianças de Boston estão usando esteróides. "O resultado será uma geração inteira de sujeitos robustos, nanicos e troncudos, incapazes de jogar vôlei ou basquete, embora aptos para o ultimate fighting".
Nos Estados Unidos, estudo populacional realizado em 1993 estimou em mais de um milhão o número de usuários de anabolizantes. O National Institute on Drug Abuse (NIDA, 2001) informa que a porcentagem de estudantes do curso secundário (high school) que utilizou estas substâncias cresceu nos últimos quatro anos, passando de 1,8% para 2,8. O aumento do consumo de suplementos alimentares e anabolizantes nessa população levou o governo norte-americano a lançar, no ano passado, uma campanha nacional para alertar os jovens dos perigos associados à sua utilização (NIDA, 2001).
No Brasil, estudos que abordem o uso de anabolizantes são escassos, não existindo dados epidemiológicos que indiquem a extensão do consumo dessas substâncias. Alguns indícios, no entanto, sugerem que o uso de anabolizantes pode estar crescendo entre os jovens pertencentes a diferentes classes sociais, podendo representar, em breve, um importante problema de saúde pública. Segundo estimativa do CEBRID (Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas), o consumidor preferencial no Brasil está entre os 18 e 34 anos de idade e, em geral, é do sexo masculino. O interesse dos autores deste estudo pelo tema surgiu a partir do trabalho de redução de danos que o CETAD (Centro de Estudos e Terapia do Abuso de Drogas a Universidade Federal da Bahia) realiza em bairro populares de Salvador, e que sugere um elevado consumo de diversos tipos de anabolizantes entre jovens fisiculturistas (praticantes de exercícios físicos com pesos, que visam a modelagem do corpo através do desenvolvimento de massa muscular).fonte:Anti Drogas
 Segundo Nabil Ghorayeb, especialista em Cardiologia e Medicina do Esporte e responsável pela Seção de Cardiologia do Esporte do Hospital do Coração (HCor), o aparelho cardiovascular é uma das vítimas do uso indiscriminado destas substâncias. Além de hipertensão arterial, ocorre um aumento das gorduras LDL (colesterol ruim) e diminuição importante do HDL  (colesterol bom) que chega cair até níveis de 14 mg% (o normal é acima de 40 mg%), explica o médico. Os muitos infartos do miocárdio em usuários de anabolizantes têm ocorrido devido a isso e ao crescimento exagerado e anormal do coração, outro efeito terrível, em curto período de tempo, complementa o cardiologista.
Outros efeitos do uso de anabolizantes são atrofia dos testículos, dos ovários e alto risco de câncer de fígado. Mesmo depois de sofrer um infarto, os atletas que vivem do esporte, afirmam que continuarão usando anabolizantes porque dependem disso, é a vida deles, esclarece Nabil. O especialista aconselha os pais, principalmente de adolescentes, prestarem atenção e caso notem que ocorreu um crescimento acelerado de musculatura com pouco tempo de prática de atividade física verifique, investigue porque não é normal.

 EFEITOS COLATERAIS

O uso abusivo de esteróides pode levar a tremores, acne grave, retenção hídrica, dores nas articulações, aumento da pressão sangüínea, alteração do metabolismo do colesterol (diminuindo o HDL e aumentando o LDL com elevação do risco de doenças coronarianas), alterações nos testes de função hepática, icterícia e tumores no fígado, policitemia, exacerbação da apnéia do sono, estrias e maior tendência às lesões do aparelho locomotor (pois as articulações não estão aptas para o aumento de força muscular). Além disso, os indivíduos que fazem o uso de anabolizantes injetáveis correm o risco de compartilhar seringas contaminadas e se infectar com os vírus da AIDS ou da hepatite B ou C.




  • No homem - Diminuição ou atrofia do volume testicular, redução da contagem de espermatozóides, impotência, infertilidade, calvície, oligúria e disúria, hipertrofia da próstata e desenvolvimento de mama com ginecomastia nem sempre reversível.
  • Na mulher - Crescimento de pêlos com distribuição masculina, alterações ou ausência de ciclo menstrual, hipertrofia do clitóris, voz grave e diminuição de seios (atrofia do tecido mamário).
  • No adolescente - Maturação esquelética precoce com fechamento prematuro das epífises ósseas, baixa estatura e puberdade acelerada, levando a crescimento dismórfico.


  • O abuso de anabolizantes pode causar problemas emocionais como variação de humor, incluindo agressividade e raiva incontroláveis, e levar a episódios violentos como suicídios e homicídios, principalmente conforme a freqüência e o volume utilizado. Usuários apresentam sintomas depressivos de síndrome de abstinência ao interromper o uso, o que pode contribuir para a dependência. Ainda podem experimentar ciúme patológico, quadros maníacos e esquizofrenóides, extrema irritabilidade, ilusões (podendo haver uma distorção de julgamento em relação aos sentimentos e invencibilidade), distração, confusão mental e esquecimentos, além de alterações da libido e suas conseqüências.

    Algumas causas apontadas para o uso de esteróides anabolizantes incluem insatisfação com a aparência física e baixa auto-estima. A pressão social, o culto ao corpo que a nossa sociedade tanto valoriza, a falsa aparência saudável e a perspectiva de se tornar símbolo sexual constituem motivos para o uso/abuso dessas drogas. Uma boa aparência física ajuda na aceitação pelo grupo, promove a admiração de todos e faz surgir novas oportunidades.

     

    Fotos de alguns Esteróides Anabolizantes


    Durateston



    Clembuterol




    Deca Durabolin
     
    DECA DURABOLIN





    Hemogenin



    Testogar


     

     SEQÜELAS IRRECUPERÁVEIS

       

    http://monstersports.com.br/blog/wp-content/uploads/2011/08/efeitoanabolizantes-6.jpg 

     


     

    postado: luciano sousa
    e-mail:lucianofisiol@gmail.com
    facebook:lucianosousa lucianosousa