quinta-feira, 30 de outubro de 2014

SUPLEMENTO DO FUTURO: CISSUS QUADRANGULARIS + IRVINGIA GABONENSIS + COENZIMA Q10 + ACIDO ALFA LIPOICO + VIT D



CISSUS QUADRANGULARIS

Composição por dose


Cissus quadrangularis 75mg

Frasco com 120 cápsulas

Modo de usar

Tomar 2 cápsulas 30 minutos antes do almoço e jantar, por no mínimo 3 meses.

COMPOSIÇÃO


Seu extrato contém esteróides vegetais naturais, as ketosteronas (40%), que aceleram a cura dos ossos atuando como antagonistas dos glicocorticóides. Neutralizam igualmente os efeitos catabólicos da cortisona no tratamento das fraturas. 

• Em vários estudos realizados com indivíduos obesos ou com excesso de peso, o extrato de Cissus quadrangularis induziu reduções significativas de peso. O aumento dos níveis de creatina e de 5-HTP induzido pela administração do suplemento indica que o Cissus quadrangularis parece agir por um mecanismo de controle do apetite e propiciando o crescimento da massa muscular; 

• O suplemento teve igualmente como resultado a redução do colesterol total, do colesterol LDL, dos triglicerídeos e da glicemia em jejum, melhorando assim os fatores de risco cardiovascular;


 Utilizado como analgésico e prevenção de fraturas ósseas; 

• Atividade analgésica comparável à do ácido salicílico; 

• Exerce efeito venotônico, este efeito é semelhante ao de uma mistura de flavonóides (90% diosmina, 10% hesperidina).  


EFEITOS FISIOLÓGICOS

Mais recentemente, o Cissus tem sido usado por atletas e praticantes de atividades físicas por suas propriedades ANABÓLICAS, ajudando no ganho muscular. Uma excelente revisão de diversos estudos farmacológicos sobre o Cissus foi publicado em 2011.
 No International Journal of Pharma and Bio Sciences (http://www.ijpbs.net/volume2/issue1/pharma/_11.pdf). Abaixo está o resumo dos efeitos mais importantes deste fitoterápico notável, que também tem ação antioxidante, anticancerígena e cardiotônica.

CISSUS VITAMINADO

Esta planta contem uma grande concentração de vitaminas e antioxidantes, e a capacidade de levar o nutriente para o tecido-alvo. Uma análise publicada em 2003 no Journal of Medicine and Food (“Antioxidant and antimicrobial activity of Cissus quadrangularis“) mostrou um alto teor de vitamina C, betacaroteno, cálcio, flavonóides, como quercetina e RESVERATROL, β-sitosterol, e muitos outros componentes, além de potente ação antimicrobiana contra bactérias, como Staphylococcus aureus e Streptococcus sp.

ANTIOXIDANTE

Cissus age inibindo a peroxidação lipídica, reduz a produção de radicais livres e aumenta a atividade antioxidante de enzimas. Esta ação antioxidante do extrato da planta pode ser responsável pelo efeito terapêutico contra o dano tecidual. (African Journal of Biomedical Research 2005).

GLICOCORTICÓIDES (CORTISOL)

Os glicocorticóides são hormônios fabricados pela suprarenal em situações de stress e doença, e se houver um excesso de produção eles inibem a síntese protéica e estimulam o consumo destas proteínas no músculo esquelético: este é um fator importante no desenvolvimento da atrofia muscular em várias condições de estados catabólicos. Quando há uma infecção, a interação entre os glicocorticóides e citoquinas pró-inflamatórias produz um aumento ainda maior da quebra de proteína muscular.

MÚSCULOS

Os anabólicos (esteroides androgênicos) agem como antagonistas no receptor dos glicocorticoides, e assim promovem o crescimento ósseo, a recuperação de fraturas e a manutenção da massa muscular. O fitoterápico Cissus tem ação ANABÓLICA e androgênica (testosterona like) e também ação antagonista contra os glicocorticoides, conforme demonstrado por estudos publicados no Indian Journal of Medical Research (“Studies on Cissus quadrangularis in experimental fracture repair: effect on chemical parameters in blood”), o que ajuda a preservar o tecido muscular durante períodos de stress físico e emocional.

ANABOLIZANTE NATURAL

O Cissus quadrangularis produz efeitos anabólicos notáveis devido ao seu princípio ativo, a ketosterona, um esteroide vegetal. Este fitoquímico incrementa a produção natural de testosterona, resultando em aumento da energia, melhora do tônus muscular, da força e resistência, e aceleração do metabolismo para queimar mais gordura, o que é perfeito para qualquer tipo de exercício. O uso de Cissus permite uma recuperação mais rápida da fadiga pós-treino e de eventuais lesões.

OSSOS E ARTICULAÇÕES

O Cissus quadrangularis pode aumentar a taxa de reparação óssea em idosos que sofrem de doenças crônicas, assim como pode ajudar a reduzir o tempo de afastamento por lesões em atletas. O exercício físico exerce pressão sobre ossos e articulações, incluindo corrida, musculação, saltos, ciclismo, e outras modalidades. Assim, ossos e articulações eventualmente se desgastam e tornam-se frágeis. Atletas e fisiculturistas sofrem com lesões e dores articulares mais do que qualquer outro grupo de pessoas. O uso de Cissus pode prevenir uma série de lesões, inclusive a osteoartrite causada pelo excesso de uso de uma articulação. Ele também tem ação nos tendões e ligamentos. Um estudo publicado no Journal of Indian Medical Association (“Cissus Quadrangularis in Healing of Fractures.A Clinical Study”), mostrou que o Cissus ajuda a promover uma reparação óssea acelerada na cura de fraturas em atletas, crianças e adultos (30 a 50 % maior do que naqueles que não tomaram).

OSTEOPOROSE

Um estudo feito na Manipal University na India mostrou as propriedades do Cissus na prevenção da perda óssea e osteoartrite em mulheres menopausadas (“Evidence Based Assessment of Antiostoporotic Activity of an Extract of Cissus Quadrangularis on Ovariectomy-Induced Osteoporosis”).

DOR E INFLAMAÇÃO

Uma característica interessante do Cissus quadrangularis é a sua propriedade analgésica e anti-inflamatória. Ele diminui a inflamação, e sua ação pode ser comparada à da aspirina e de outros anti-inflamatórios não esteroides, como o ibuprofeno. O alívio da dor é muito rápido e há uma redução no processo inflamatório sobre as articulações, de modo seguro, sem os efeitos colaterais dos medicamentos. O mecanismo através do qual o Cissus exerce suas propriedades analgésicas e anti-inflamatórias ainda não foi totalmente elucidado, mas há evidências de que ele interfere na conversão de ácido araquidônico em prostaglandinas pró-inflamatórias.

OBESIDADE E EMAGRECIMENTO

Para investigar a ação do Cissus na síndrome metabólica, particularmente na PERDA DE PESO e na redução da obesidade central, foi feito um estudo randomizado, duplo cego, e placebo-controlado. Houve redução significativa no peso e na gordura visceral, bem como na glicemia, colesterol total, LDL colesterol, triglicérides e níveis de proteína C reativa (Lipids in Health and Disease 2006).

DOSE E SEGURANÇA

A dose diária usual do extrato de Cissus quadrangularis oscila entre 100 e 500 mg, dependendo da concentração do extrato e da indicação clínica, podendo chegar a 2.000 mg diárias. Estudos de segurança em ratos mostraram a ausência de efeitos tóxicos em doses tão elevadas quanto 2.000 mg/kg de peso corporal. fonte:Tamara Mazaracki Medicina Ortomolecular e Nutrologia, ANALÍTICA FARMÁCIA DE MANIPULAÇÃO.
            
DESCRIÇÃO DA OBESIDADE

A porcentagem de pessoas cujo peso corporal é consideravelmente maior do que o ideal continua a aumentar rapidamente, particularmente nos países desenvolvidos. O excesso de peso é um dos fatores de risco mais importantes para todas as causas de morbidade e mortalidade, ou seja, a probabilidade de desenvolver doenças como DIABETES tipo 2, doenças cardiovasculares, câncer e osteoartrite aumenta conforme aumento do peso corporal.



Entre os muitos fatores responsáveis pelo excesso de peso e obesidade está o contínuo declínio na atividade física. Portanto, a probabilidade de cumprimento convencional de programas de controle do peso, que muitas vezes incluem aumentar o gasto energético através de atividade física, é baixo.

Importância da Suplementação Fitoterápica na


Em vista da baixa adesão às dietas de BAIXA CALORIA e aumento da atividade física diária, muitos estudos avaliam a eficácia das plantas medicinais como suplementos naturais na redução de peso do corpo, por exemplo, Cissus quadrangularis 


Painel Farmacológico

Cissus Quadrangularis

Cissus quadrangularis é uma planta nativa do ocidente africano e sudeste da Ásia. Análises fitoquímicas do Cissus quadrangularis revelaram altos teores de ácido ascórbico, caroteno, substâncias esteroidais ANABÓLICAS e cálcio. Também foi relatada a presença de terpenos e flavonoides.
Segundo dados obtidos em estudos in vivo e in vitro, a ingestão de Cissus quadrangularis aumenta os níveis séricos de serotonina e creatinina e inibe a atividade de diversas enzimas digestivas, incluindo lipase pancreática, alfa-amilase e alfa-glucosidase.

Mecanismo de Ação do Cissus Quadrangularis



Irvingia gabonensis


Irvingia gabonensis é um tipo de manga obtida de uma 

árvore de florestas decíduas encontradas especificamente 

na região da África Ocidental. Seu extrato pode ser uma 

ferramenta útil para o controle desta epidemia global e 

emergente da obesidade, hiperlipidemia, resistência 

à INSULINA e suas comorbidades.

Resultados de estudos sugeriram que os efeitos benéficos 

da Irvingia gabonensis não são causados apenas pelo seu 

alto conteúdo de fibras. Um dos possíveis mecanismos 

da Irvingia gabonensis é a inibição da adipogênese pela 

down-regulation do PPAR-gama, um fator de transcrição 

que participa da regulação do metabolismo de lipídeos e 

açúcares. Há também referências à alterações nos níveis de 

adiponectina e leptina em pacientes recebendo Irvingia gabonensis.
Indicações 

O extrato de Irvingia Gabonensis reduz medidas pela 

queima de gordura ao mesmo tempo em que controla a 

dislipidemia, reduzindo o colesterol LDL e triglicerídeos e 

melhorando os níveis do colesterol HDL, assim como reduz 

os níveis de glicose no sangue. 

Irvingia Gabonensis
Evidências clínicas e científicas 
A Irvingia gabonensis consiste do extrato das sementes de uma árvore proveniente da África conhecida também pelo nome popular de Wild mango, African mango ou Bush mango. De acordo com estudos, devido o maior conteúdo de fibras e de proteínas contidas nas sementes sem ácidos graxos podem ter provocado um atraso no esvaziamento estomacal dos animais, levando a uma absorção mais gradual de açúcar alimentar e diminuindo a elevação da glicemia. Além disto, as fibras presentes nas sementes podem ter acrescentado volume a dieta, o que tendeu a reduzir a ingestão de alimento, o consumo de calorias e o 
peso corporal em longo prazo.Testes relatam que os níveis de glicose e o peso corporal dos ratos também foram reduzidos com a administração da fração protéica das sementes da Irvingia gabonensis, supostamente devido à presença de anti-amilases protéicas. Outro ponto relatado foi o efeito estimulador da secreção de insulina pode ser outra explicação possível para os resultados observados com as proteínas das sementes da Irvingia gabonensis neste estudo. Notou-se que a fração protéica produziu as menores variações na carga pós-prandial dos animais. Estudo in vivo demonstrou que a administração v.o da Irvingia gabonensis reduziu 
significativamente o peso corporal de indivíduos obesos numa media de 2,91± 1,48% em duas semanas e 5,26±2,37% em um mês, em contraste com a média de redução do grupo placebo de 1,32±0,41% e 2,23±1,05%,respectivamente. O estudo (duplo-cego) envolveu um total de 40 sujeitos obesos com idade entre 19 e 55 anos, que consumiram um extrato bruto das sementes de Irvingia gabonensis ou farelo de aveia (placebo) com um copo de água morna meia hora antes das refeições. Os voluntários permaneceram sob dieta ao longo do estudo. De acordo com o estudo, embora a percentagem de gordura corporal não tivesse reduzido nem no grupo da Irvingia gabonensis nem no grupo placebo, as circunferências da cintura e do quadril tiveram redução significativa no grupo  da Irvingia gabonensis.

Posologia

Duas capsulas de 500 mg três vezes ao dia, meia hora antes de cada refeição, administrado com um copo de água. 

Bibliografia :1. Ngondi, J. L.; Oben, J. E.; Minka, S. R. The effect of Irvingia gabonensis seeds on body weight and blood lipids of obese subjects in Cameroon. Lipids Health Dis, 4: 12, 2005. 

fonte:www.fagron.com.br


Associação de Cissus Quadrangularis e Irvingia 

Gabonensis *

* Oben JE, Ngondi JL, Momo CN, Agbor GA, Sobgui CS. The use of a Cissus quadrangularis/Irvingia gabonensis combination in the management of WEIGHT LOSS: a double-blind placebo-controlled study. Lipids Health Dis. 2008 Mar 31;7:12.

Participaram desse estudo 72 voluntários obesos ou 

sobre pesados (45,8% homens; 54,% mulheres; entre 21 e 

44 anos, com idade média de 29,3 anos, IMC médio > 26 

kg/m2), que receberam placebo, Cissus quadrangularis 150 

mg duas vezes ao dia antes das refeições ou Cissus 

quadrangularis 150mg + Irvingia gabonensis 250mg duas 

vezes ao dia antes das refeições.

Resultados: Em comparação com o grupo placebo, os dois 

grupos ativos mostraram uma diferença estatisticamente 

significativa na semana 10, conforme mostram as tabelas:


Conclusão: Embora o grupo Cissus quadrangularis isolado 

apresentou reduções significativas em todas as variáveis em 

comparação com o grupo placebo, a combinação Cissus 

quadrangularis/Irvingia gabonensis resultou em reduções 

ainda maiores. Esta formulação mostrou-se aparentemente 

sinérgica e pode ser útil no tratamento da obesidade e de 

suas complicações.


Cromo, Biotina e Citrus aurantium

Associamos ao Cissus com Irvingia, o Cromo, a Biotina e o 

Citrus aurantium, que irão agir em sinergia aos dois 

primeiros, potencializando a ação no EMAGRECIMENTO

cromo e a biotina melhorarão a resistência insulínica, 

reduzindoassim vontadede comerdoce circunferência 

abdominal.O citrus aurantium é umtermogênico, que 

ajudará a acelerar metabolismo basal, favorecendo a 

queima de gordura.  

* Nota: Embora os estudos apontem esses resultados, a 

resposta pode variar de pessoa para pessoa. 

Referências Bibliográficas

1. Oben JE, Ngondi JL, Momo CN, Agbor GA, Sobgui CS. The use of a Cissus quadrangularis/Irvingia gabonensis combination in the management of WEIGHT LOSS: a double-blind placebo-controlled study. Lipids Health Dis. 2008 Mar 31;7:12.
2. Bio Serae Laboratoires. Evaluation of ID-alG™’s weight-management effect on overweight women. New Clinical Study Results March 2010.
3. Alizadeh M, Daneghian S, Ghaffari A, Ostadrahimi A, Safaeiyan A, Estakhri R, Gargari BP. The effect of hypocaloric DIETenriched in legumes with or without L-arginine and selenium on anthropometric measures in central obese women. J Res Med Sci. 2010 Nov;15(6):331-43.

Consulte o farmacêutico
"Não se trata de propaganda e sim descrição do produto, consulte sempre um especialista"
Produto manipulado


Coenzima Q10

COQ 10
A coenzima Q10 é também conhecida como vitamina Q10 ou ubiquinona. Pode ser 

encontrada em maior concentração em órgãos como o cérebro, coração, fígado e rins.  A 

coenzima Q10 pode ser produzida pelo nosso organismo e também adquirida por meio da 
alimentação. Dentre os alimentos com maior concentração de coenzima Q10 podemos citar: carne suína, bovina e frango, cavala, sardinha, nozes, grão de soja (seco ou cru verde), pistache, espinafre, brócolis, óleos de soja, gergelim, milho e algodão e feijão azuki.

Coenzima Q10 – para que serve?

Dentre as propriedades da coenzima Q10 no nosso organismo, a principal é a sua ajuda no

metabolismo energético, ou seja, a produção de energia na forma de ATP (nossa moeda 

energética). Entretanto, seus benefícios não param por aí! Confira outros benefícios:

  •          Aumento da disponibilidade do óxido nítrico, contribuindo na disfunção endotelial;
  •          Regulação do crescimento e diferenciação celular;
  •          Efeito anti-inflamatório;
  •          Ação antioxidante;
  •          Melhora o aspecto da pele, uma vez que ameniza flacidez e rugas;
  •          Auxilia no tratamento e prevenção de doenças cardiovasculares, além de proteger o coração durante cirurgias cardíacas;
  •          Pode contribuir na melhora da performance esportiva, devido à produção de energia e vasodilatação, que melhora o transporte de oxigênio e nutrientes para o corpo, inclusive para o músculo;
Além disso, tem-se associado a coenzima Q10 com a PERDA DE PESO – mas, afinal,

a coenzima Q10 EMAGRECE?

Sim, a coenzima Q10 pode auxiliar no processo de perda de peso, pois essa vitamina é


importante para a queima de gordura acontecer de fato.

Coenzima Q10 – efeitos colaterais

Não existem relatos de efeitos colaterais com o uso de coenzima Q10.

Coenzima Q10 – dosagem

Os SUPLEMENTOS de coenzima Q10 acompanham as recomendações do fabricante.

É bom ficar atento à deficiência de coenzima Q10, uma vez que, apesar de ser produzida 

pelo nosso organismo, após os 30-40 anos sua deficiência costuma ser comum. Além disso, 

outros fatores como a genética e doenças cardiovasculares, principalmente em pessoas que 

tomam remédio para colesterol (estatina), podem ocasionar deficiência de coenzima Q10.

Desta forma, a suplementação pode ser uma alternativa viável. Aqui na Natue você encontra 

diversas opções de suplementos vitamínicos, incluindo a coenzima Q10.

A coenzima Q10 é também conhecida como vitamina Q10 ou ubiquinona. Pode ser 

encontrada em maior concentração em órgãos como o cérebro, coração, fígado e rins.  A 

coenzima Q10 pode ser produzida pelo nosso organismo e também adquirida por meio da 

alimentação.

Dentre os alimentos com maior concentração de coenzima Q10 podemos citar: carne suína, 

bovina e frango, cavala, sardinha, nozes, grão de soja (seco ou cru verde), pistache, 

espinafre,brócolis, óleos de soja, gergelim, milho e algodão e feijão azuki.

fonte: NATUE, VIVENDO EM EQUILIBRIO

Ácido Alfa Lipóico (ALA) 200mg

DESCRÇÃO
Ácido lipóico, um antioxidante universal e agente terapêutico para o futuro.
O ácido lipóico merece o título de antioxidante universal: é muito bem absorvido pelo trato 

gastrointestinal e se espalha para todos os tecidos, é solúvel e solúvel em água, que 

neutraliza os radicais livres além de regenerar outros antioxidantes.

Ajuda a reparar o DNA e tem efeitos positivos sobre a expressão gênica e, finalmente, reduz a glicação.
A área onde a eficácia terapêutica do ácido lipóico é conhecida (na Alemanha) é o DIABETES, especialmente na prevenção das suas complicações, especialmente a neuropatia e catarata. Ele deve ser usado em combinação com a N-acetil-cisteína em doenças responsáveis por uma queda de glutationa intracelular como a exposição a radiações ionizantes, doenças virais, particularmente desportista excesso de HIV e hepatite. Finalmente, ele poderia ter a sua declaração na aterosclerose e hipercolesterolemia.
No tratamento preventivo e curativo, ácido lipóico é uma aposta segura e para futuras pesquisas e suplementação.
Lipoico ácido: antioxidante ideal!
O ácido lipóico é reduzida, especialmente nas células vermelhas do sangue, ácido dihydrolipoic. Esta reação é dependente de NADPH, uma forma ativa da vitamina B3.

Especialmente o ácido dihydrolipoic atua como um antioxidante, neutraliza os radicais livres e reduz a oxidação das nossas células.

O ácido lipóico é capaz de neutralizar diversas variedades de radicais livres, alguns dos mais tóxicos como o oxigênio singleto, hipoclorito e peroxynitrique.

Esses radicais são envolvidos na doença muito agressiva processos como a aterosclerose, DIABETES, catarata.

O ácido lipóico também ajuda a regeneração de muitos antioxidantes. Uma vez que um antioxidante neutralizou um radical livre, ele perde sua capacidade antioxidante que às vezes se tornam um prooxidant. Assim, é fundamental que após ser oxidado, pode ser regenerada.

Antioxidantes são regenerados por outros antioxidantes. A vitamina C, tendo desempenhado o seu papel como antioxidante se torna um prooxidant que tem a vantagem de ser facilmente eliminada na urina.

Dihydrolipoic ácido, neutralizando os radicais livres ou antioxidantes uma regeneração, é oxidado em ácido lipóico.
Assim, não se torne um prooxidant para eliminar ou regenerar, como a vitamina C, para continuar a desempenhar o seu papel como um antioxidante. O ácido lipóico tem a vantagem de regenerar vários tipos de antioxidantes particularmente vital como a vitamina E, glutationa, vitamina C e ubiquinol, a forma reduzida da coenzima Q10 .

Ela prolonga a meia-vida de vitamina E. Além disso, a administração pode aumentar os níveis de glutationa intracelular não só na regeneração, mas também estimulando a sua síntese de cisteína.
O que é particularmente interessante em imunodeprimidos (AIDS, uso excessivo de atletas de elite), que têm glutationa linfocítica desmoronou.
A suplementação de ácido lipóico pode, assim, restabelecer um nível normal de glutationa (aumento de 30-70% de taxa de ácido alfa) em indivíduos com deficiência e reduz os níveis de lipoperoxidação.

DNA, que constitui nossos genes são danificadas pelos radicais livres. A agência desenvolveu sistemas enzimáticos para reparar e remover quando é oxidado. O DNA oxidado é encontrado sob a forma de bases oxidadas na urina.
O ácido lipóico é incomum, não só proteger o DNA dos radicais livres, mas também para ajudar a reparar o DNA oxidado, o que a torna especialmente eficaz na prevenção da degradação do genoma responsáveis para o envelhecimento e câncer.
O ácido lipóico, como a vitamina C desempenha um papel de quelante vis-à-vis os metais de transição como ferro e cobre e metais pesados como o arsénio, cádmio, chumbo e mercúrio.

Em excesso de ferro ou de cobre, forma um complexo com ferro e cobre, impedindo a oxidação da vitamina C e outros antioxidantes.
Ao ligar para esses metais tóxicos, o que facilita a sua excreção e diminui a sua absorção. Ela impede a intoxicação do organismo, esses metais perigosos.
Por isso, é aconselhável suplemento de ácido lipóico em um excesso de ferro ou de cobre ou quando a contaminação com metais pesados. Na célula vermelha, sua capacidade de quelato reduz a produção de peróxido de hidrogênio.
Ácido lipóico, um inibidor de glicação.




INDICAÇÃO


Pode inibir a replicação do vírus da AIDS, neuropatia DIABÉTICA, previne a retinopatia e a cardiopatia diabética, elimina metais pesados (chumbo, mercúrio, cobre,etc), na esclerose múltipla, na hepatite alcoólica, protege as funções hepáticas, na falta de memória, nas conseqüências da exposição à radioatividade (foi usado em crianças vítimas do acidente de Chernobyl), etc.

                            cOMPOSIÇÃO

Ácido Alfa Lipóico 200 mg Excipiente qsp 1 cápsula

POSOLOGIA

Tomar 1 cápsula, via oral, 1 a 2 vezes ao dia, ou conforme orientação do profissional habilitado.
EFEITOS COLATERAIs

Não há registros de efeitos colaterais.

INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS

Não há registros de interações medicamentosas.

OBSERVAÇÕES

Venda mediante prescrição do profissional habilitado.

"Não se trata de propaganda e sim descrição do produto, consulte sempre um especialista".

ARMAZENAMENTO

Manter em temperatura ambiente (15 a 30ºC).
Proteger da luz, do calor e da umidade.
Nestas condições, o medicamento se manterá próprio para o consumo, respeitando o prazo de validade indicado na embalagem.

PRAZO DE VALIDADE

6 meses.

ADVERTÊNCIAS

1. Nunca compre medicamento sem orientação de um profissional habilitado.
2. Pessoas com hipersensibilidade à substância não devem ingerir o produto.
3. Em caso de hipersensibilidade ao produto, recomenda-se descontinuar o uso e consultar o médico.
4. Não use o medicamento com o prazo de validade vencido.
5. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
6. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica.
7. O uso do medicamento durante o período de amamentação também não é recomendado.
8. Embora não existam contra-indicações relativas a faixas etárias, recomendamos a utilização do produto para pacientes de idade adulta.
9. Este medicamento não deverá ser partido ou mastigado.
10. Siga corretamente o modo de usar. Não desaparecendo os sintomas, procure orientação médica.
11. Pacientes hipertensos, consulte seu médico para uma melhor avaliação.
12. "SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO"

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

1. BATISTUZZO, J. A. de O. Formulário Médico Farmacêutico. São Paulo: Pharmabooks Editora, 2006
FONTE: ABC PHARMUS 

Alimentos ricos em vitamina D

 (Nutricionista)
A Vitamina D favorece a absorção do cálcio, sendo importante também para fortalecer os ossos e os dentes, além de evitar o raquitismo.
Os indivíduos com maior propensão a desenvolver doenças relacionadas à falta de vitamina D no organismo são os bebês prematuros, crianças e os idosos, quando não têm uma boa alimentação e não pegam sol com frequência.
Um adulto saudável precisa consumir, em média, 5 microgramas por dia de Vitamina D e garantir uma exposição à luz SOLAR de 20 minutos por dia, sem o uso de protetor SOLAR.

Tabela de alimentos ricos em vitamina D

Os alimentos ricos em vitamina D são especialmente de origem animal, como se pode verificar na tabela.
Alimentos ricos em vitamina DPorção (g)Quantidade de vitamina D (mcg)
Óleo de fígado de bacalhau13,534
Óleo de salmão13,513,6
Ostras cruas1008
Peixes1002,2
Leite fortificado2442,45
Ovo cozido500,65
Carnes (frango, peru, porco) e vísceras1000,3
Manteiga130,2
Carne bovina1000,18
Os laticínios são especialmente importantes porque são alimentos ricos em vitamina D e cálcio, que são dois nutrientes fundamentais para a saúde dos ossos.

Para que serve a vitamina D

A vitamina D serve para aumentar a absorção do cálcio no organismo, diminuindo o risco de doenças, como raquitismo, osteomalácea e osteoporose, por exemplo. Além disso, ela diminui o risco de doenças cardíacas, combate a enxaqueca e a tensão pré-menstrual.
Uma outra função da vitamina D é ajudar no desenvolvimento e na manutenção de dentes fortes e saudáveis.

Vitamina D pura

O uso do suplemento de vitamina D pura é somente indicado para os casos em que o indivíduo não tem uma boa alimentação ou vive em locais muito frios, onde não é possível expor-se ao sol com frequência. No continente europeu, é comum que os pediatras recomendem 1 gota diária de vitamina D pura para todos os bebês com menos de 1 ano de idade, assim como para os idosos com mais de 70 anos. É uma forma de prevenção de doenças ósseas.

Dosagem da vitamina D

A dose diária recomendada de vitamina D varia de acordo com a idade e com o local onde se vive, por causa da carência ou não de luz SOLAR durante o ano. Em média, um adulto precisa consumir 5 microgramas por dia e garantir uma exposiçãoSOLAR sem o uso de protetor SOLAR, de 20 minutos por dia, no mínimo. Os idosos, em geral, devem consumir 10 mcg por dia de vitamina D. Indivíduos com a pele mais escura têm uma capacidade reduzida de sintetizar a vitamina D e, por isso, devem se expor ao sol com maior frequência ou por um maior período de tempo, para garantir a produção ideal da vitamina.

Sintomas da baixa concentração de vitamina D

Os sintomas da baixa concentração de vitamina D no organism são:
  • Diminuição do cálcio e do fósforo no sangue;
  • Fraqueza muscular;
  • Tetania;
  • Moleira aberta após o 1º ano do bebê;
  • Irritabilidade, inquietação, anorexia e suor excessivo podem surgir nas crianças;
  • Osteoporose nos idosos;
  • Raquitismo;
  • Osteomalácea;
  • Pernas tortas.

Consequências do excesso de vitamina D

A consequência do excesso de vitamina D no organismo é a elevação dos níveis de cálcio na corrente sanguínea, que pode levar ao desenvolvimento de pedras nos rins e arritmia cardíaca, por exemplo. Porém, a única forma de ter níveis tóxicos de vitamina D no sangue é através de tratamentos de suplementação com vitamina D e não com a ingestão de alimentos ricos em vitamina D.

Vitamina D 25-hidroxi

O exame de sangue chamado vitamina D 25-hidroxi serve para medir a quantidade de vitamina D presente no organismo, podendo ainda ser chamado de exame de 25-OH vitamina D ou de exame de calcidiol 25-hidroxicolecalciferol.
Antes de realizar esse exame, recomenda-se fazer um jejum de 4 horas. Os seus valores de referência são de 30 a 74 mg/mL.
Embora a deficiência de vitamina D não seja comum, ela é mais facilmente encontrada em bebês de raça negra que são somente amamentados e nos idosos que não expõem-se ao sol com frequência, ou que tenham uma má alimentação.

fonte: WWW.TUA SAUDE.COM







contato: email:lucianofisiol@gmail.com
               facebook: luciano sousa luciano sousa 



Nenhum comentário: