domingo, 1 de março de 2020

ESPORÃO DE CALCÂNEO

Um esporão calcâneo ocorre quando se gera uma formação óssea na zona inferior do osso do calcanhar, uma condição dolorosa e bastante incômoda que costuma ser resultado de uma fascite plantar não tratada. Devido a este quadro e aos incômodos que origina no paciente, a intervenção de um fisioterapeuta é fundamental para garantir uma adequada recuperação, um processo que pode ser longo. Curar ou tirar um esporão é trabalho de um profissional com boa experiência e qualificação.  Embora também existam alguns remédios que possam aliviar as dores e que contribui no alívio das dores.

 CAUSAS DO ESPORÃO 

O esporão no calcanhar surge devido ao acúmulo de cálcio debaixo do pé ao longo de vários meses, que acontece devido ao excesso de pressão sobre o mesmo local e principalmente devido ao aumento da tensão sobre a fáscia plantar, que é um tecido que liga o osso do calcanhar aos dedos.

Assim, o esporão é mais comum em pessoas que:

  • Estão acima do peso ideal;
  • Tem o arco do pé muito alto ou o pé muito plano;
  • Tem o hábito de correr em superfícies muito duras, como no asfalto, sem o tênis de corrida adequado;
  • Praticam atividades que incluam saltar constantemente numa superfície dura, como é o caso da ginástica artística ou rítmica;
  • Usam sapato duros e que precisam caminhar por muitas horas, durante o trabalho, por exemplo.

Estes fatores de risco aumentam a pressão sobre o calcanhar e, por isso, podem levar a micro lesões que facilitam a formação do esporão. 

Autora: Pinheiro, Marcelle. Fisioterapeuta,© 2007 - 2019 Tua Saúde.
Postagem: Luciano Sousa, fisiologista UCB/RJ 
Email: lucianofisiol@gmail.com 

Nenhum comentário: