quinta-feira, 31 de outubro de 2019

Controle de carga no futebol

CONTROLE DE CARGA DE ESFORÇO NO FUTEBOL
O CONTROLE DE CARGA DE ESFORÇO NO FUTEBOL DE ALTO RENDIMENTO É MUITO IMPORTANTE, PARA QUE SE PREVINE A SÍNDROME DO OVERTRAINING.  DIMINUINDO OS RISCOS DE LESÕES E OTIMIZAR A PERFORMANCE DO ATLETA. 

A carga de treino pode ser classicamente definida como a soma do trabalho necessário para o atleta, ou o conjunto de tensões funcionais provocadas por esta última em um determinado período de tempo. Pode ser dividida em carga interna e externa. 

Para melhorar o desempenho, então, é necessário cargas individuais apropriadas; Também a carga deve considerar os seguintes parâmetros:
Intensidade: a dimensão / força do estímulo: se fraca não é estimulante.
Duração: depende da objetivo físico.
 Ex: uma repetição de 20 minutos é um trabalho aeróbio se comparado com 4 repetições de 5 minutos que é anaeróbio (a duração é igual mas muda o objetivo).
Densidade: justa relação entre esforço e recuperação.
 Ex: 1 minuto de trabalho e 30 segundos de recupero é uma proporção de 2/1 (2 trabalho/ 1 recupero)
Volume: número e duração do estímulo
Frequência: número certo de treinos por semana. Ex: 5 treinos por semana.
No futebol, que é um esporte coletivo, a carga de trabalho é constituída por todo o estresse de tipo físico, técnico, tático e psicológico e por isso difícil de medir. A fórmula mais utilizada para este fim é:                       Carga de treino = Volume x Intensidade.

 Conhecendo o Volume, que é uma variável escolhida pelo treinador (melhor se é o preparador físico), falta conhecer a Intensidade a fim de dar um "peso" à nossa sessão de treinamento (o  ''peso'' será abordado em posts posteriores sobre a semana padrão).

A carga de treino

Método 1
No geral a intensidade pode ser classificada pelo técnico em 5 níveis:
- Leve
- Média
- Forte
- Intensa
- Máxima
O limite deste método é a Subjetividades de cada atleta.
 
 Método 2
Se usa uma intensidade relativa, ou seja, um relatório em percentagem em comparação com uma referência conhecida. Os mais utilizados são:
Freqüência cardíaca máxima (FC max);
Velocidade aeróbica máxima (Vam);
Velocidade de limiar anaeróbicoo ;
Recorde de velocidade sobre a distância '' x ''.
No caso do treino de força se utiliza a Carga Maxíma que o atleta pode suportar.
O limite deste método no futebol  é a dificuldade de coletar parâmetros precisos durante a execução real da actividade. Um novo método está sendo desenvolvido na Itália com o utilizo dos GPS, mas ainda é só um projeto de pesquisa.
 
Método 3
A Escala de Borg avalia a percepção subjetiva de esforço em relação a uma carga externa. Existem dois tipos: a RPE e a CR10 (as duas escalas são anexadas).
No momento este é o método mais eficaz e cientificamente aceito da medição da intensidade, embora na minha experiência, é muito dependente do tipo de jogador que elabora o teste.
''The Relationship Between Intensity Indicators in Small-Sided Soccer Games'' confirma este método como o mais confiável atualmente.
 

O que é carga interna e externa  de treinamento?

A Carga externa: é a quantificação objetiva dos meios utilizados no treinamento (por exemplo milha percorrida, velocidade, inclinação, tipo de recuperação).

A Carga interna: é representada pela soma da tensão sofrida pelo organismo submetido a uma carga externa; é rigorosamente subjetivo.

Saiba o que ê O Volume e a Intensidade.
 
A carga de treino é o resultado da intensidade e do volume do treino. Quando se falamos em intensidade estamos a abordar os aspetos qualitativos do treino, e quando falamos em volume estamos a abordar os aspetos quantitativos do treino. 

Como calcular o volume de treinamento?
A maneira mais simples de calcular o volume externo ( tempo) e multiplicar pela percepção  de esforço( Carga interna) PS2E(percepção subjetiva de esforço)  realizadas em um período específico de tempo de treinamento, tal como uma semana ou um mês.
Exemplo: Tempo (min.) 60 x 5 ( PSE) =300 (unidades arbitrárias  (u2a.) OBS: Se a carga imposta ao atleta não apresentar variabilidade, e os valores das cargas diárias estiverem sempre mesmo semelhantes a monotonia desse atleta estará alta.

O que é uma carga de treino?
A Carga de treino é calculada para todas as sessões de treino, com base na intensidade e duração. ... A intensidade da sessão é determinada com base na frequência cardíaca e o seu cálculo também é influenciado pelos dados pessoais, como a idade, sexo, peso, VO2max e histórico de treino.

O que é intensidade e volume de treinamento?
Este princípio aborda os diferentes tipos de sobrecarga, ou seja, quando este aumento se dá no volume ou na intensidade de treinamento físico. Qualquer ação de incremento do volume (quantidade) provocará modificações na estimulação da intensidade (qualidade) e vice-versa.
TRIMP é definida como a formação de volume x intensidade de treino e é específico para treinamento de resistência, uma vez que usa a freqüência cardíaca ou zonas de freqüência cardíaca.
TRIMP tempo de treinamento = (minutos) x frequência cardíaca média (bpm). Por exemplo, 30 minutos a 145 bpm. TRIMP = 30 x 145 = 4350.

O que é o volume de treino?
Volume é a quantidade de estímulos de treinamento em um determinado período, e tem vários componentes. Em musculação, os mais importantes componentes do volume são o número de exercícios, o número de séries, e a frequência semanal. O número de exercícios e o número de séries determinam a duração das sessões. 

Monitoramento: verificar as respostas do atleta as cargas de treino executadas e que foram previamente planejadas pelo treinador .Abraço ď
Quantificação: somatório do registro da carga de treinamento que foi planejado e aplicado pelo treinador e efetivamente executado pelo atleta .
Regulação: ajustes nas cargas que ocorrem durante o processo de treinamento em relação às respostas do atleta.

Um dos maiores desafios da atualidade em relação ao risco de lesão em atletas é como realizar esse controle de forma individual, principalmente no esporte coletivo. Assim, visando reduzir o número de lesões e melhorar o desempenho, são aplicadas as seguintes ferramentas para executar o controle de carga de treinamento; o monitoramento, a quantificação e a regulação.
Sendo definidas como:
Monitoramento: verificar as respostas do atleta as cargas de treino executadas e que foram previamente planejadas pelo treinador;
Quantificação: somatório do registro da carga de treinamento que foi planejado e aplicado pelo treinador e efetivamente executado pelo atleta ;
Regulação: ajustes nas cargas que ocorrem durante o processo de treinamento em relação às respostas do atleta.

Fonte: https://www.educacaofisica.com.br 
LOAD CONTROL, 01 de Abril 2019
Wisite.com.br
Ciência do Esporte. Com.br 
Imagem: Google 
Divulgação: Luciano Sousa 
Formação Acadêmica em Educação física e fisiologia do esforço pela UCB / RJ 
CBF Academy: Análista de desempenho no futebol 
Clube Atual: America FC profissional 




Nenhum comentário: